domingo, janeiro 13, 2013

#4 - Dog Soldiers, de Neil Marshall

Minha querida amiga Ju Herkenhoff havia me emprestado Dog Soldiers há muito tempo - muito tempo mesmo! Acho que o DVD adornou minha prateleira por uns três anos. Eu sempre prometia a ela que ia ver, mas não via. Dizia ela ser um bom filme sobre lobisomens. Enrolei o quanto pude, até o dia em que ela esteve aqui em casa e ameaçou levá-lo de volta para sua prateleira. A pressão funcionou. Finalmente assisti ao dito cujo - mas contrariado, pois queria ver um filme do Alain Resnais...

Foi difícil dizer a ela que trata-se de uma das produções mais mal feitas e mal acabadas que eu já vi. Tecnicamente é tão estapafúrdio, que fica difícil levá-lo na brincadeira, ainda que o roteiro seja inventivo. Conta a história de um grupo de militares britânicos que vai parar numa floresta escocesa para um treinamento de rotina. No entanto, as manobras de guerra que eram para ser de mentirinha acabam se tornando esforços para fugir da morte. Pior, para escapar de famintos lobisomens.

A montagem é uma piada, deixando o suspense totalmente em segundo plano. Não há sustos, dada a ineficiência e a lentidão da edição. Os atores são todos péssimos e os diálogos são pavorosos. As tais criaturas sobrenaturais mais parecem monstros carnavalescos saídos de um seriado japonês. As referências bacanas acabam prejudicadas pela ineficácia da direção. Como, por exemplo, o roteiro ser ambientado numa noite de lua cheia em que a Inglaterra, país de origem da produção, bateu a Alemanha por 5 a 1 em uma importante partida de futebol.

No entanto, verdade seja dita: há pelo menos duas cenas antológicas! Na primeira, um sargento coloca para dentro do abdome suas próprias tripas, expostas após um ataque de lobisomem. Na outra, um soldado sai na porrada, como um lutador de boxe, à base de esquivas e jabs, com uma das criaturas. Pena que a ousadia e o absurdo dessas sequências não se repitam ao longo da projeção.

Permita-me a conclusão, Ju: chato demais!

Um comentário:

Juliana Herkenhoff disse...

Pois eh, fazia tanto tempo q eu "recomendei" o filme q vc nem lembrava o q tinha falado! Eu falei q era um filme ruim, eu gosto de fime ruim, e q nao era de suspense. Justamente por isso te recomendei, pq vc nao gosta de susto!
Nao me lembro direito pq durante TRES ANOS fui privada de reve-lo, mas lembro da cena das tripas para dentro e a impagavel do superbonder!
Agora, soh pq vc distorceu minhas palavras eu te condeno a assistir ao outro do mesmo diretor!
http://www.imdb.com/title/tt0435625/

Faço questão de gravar um DVD e te entregar pessoalmente!