domingo, julho 01, 2012

#15 - Highwater, de Dana Brown

Dana Brown aprendeu as lições com o pai: como ficar de pé numa prancha e como fazer um filme de surfe bacana. Highwater é de 2009, mas nunca chegou a praias brasileiras. O filme mostra tudo o que se passa por trás da Tríplice Coroa havaiana - para quem não sabe, a maior honraria que um surfista pode receber após sagrar-se campeão em três das mais complicadas competições do circuito. Indo um pouco além das sessions, que todo o filme de surfe tem que ter, Dana mostra os bastidores, as histórias, as curiosidades e as peraltices dos homens que enfrentam as mais temidas ondas do mundo.

Você vai ver os craques do surfe falando sobre o estilo de vida que as ondas proporcionam. Mais ainda, sobre a qualidade de vida inigualável que o surfe proporciona. E vai amaldiçoar o seu trabalho burocrático com todas as forças. Vai lamentar estar envolvido na teia mercantilista, trabalhando para pagar as contas que o seu próprio desejo consumista emite - sempre com data de vencimento. E vai lamentar ficar diariamente preso no trânsito por malditas três horas - ou mais - dentro do carro que lhe consome o tal dinheiro que você ganha trabalhando, pois é preciso pagar combustível, seguro, manutenção e, se você for daqueles que ama um crediário, as parcelas a vencer.

Por isso, Highwater cumpre seu papel de filme de surfe com perfeição e maestria: mostra como levamos, conscientemente, uma vida covarde e monótona. Ou seja, um ótimo filme!

Um comentário:

Kamila disse...

Que bom que está de volta, Dudu, e, como sempre, com essas dicas de filmes legais prontos para serem descobertos. Adoro que você sempre se mantém fiel ao estilo de filmes que gosta. :)

Beijos!