sexta-feira, setembro 23, 2011

#45 - Missão madrinha de casamento (Bridesmaid), de Paul Feig


Hoje entra em cartaz um filme que vem sendo comparado com Se beber, não case. Missão madrinha de casamento passa longe, muito longe... Eis aí, abaixo, a crítica que eu fiz para o Jormal do Brasil.

Não se deixe enganar: Missão madrinha de casamento é vendido como uma espécie de Se beber, não case de saias. A comparação a priori é até compreensível. O roteiro conta a história de uma moça prestes a contrair matrimônio que se vê ladeada por madrinhas bastante alvoroçadas. Duas delas, no entanto, acabam entrando em uma disputa particular pelo posto de melhor amiga da noiva.

O filme do diretor Paul Feig - um especialista em seriados para TV, como os badalados The Office e Bored to death - até começa com a rebeldia e o desacato que fizeram da franquia de Todd Phillips um sucesso de bilheteria. O elenco é bom e há situações constrangedoramente divertidas, como a série de discursos durante o jantar oficial de noivado. Kristen Wiig, a protagonista, e sua antagonista, Rose Byrne, roubam a cena com o embate pré-nupcial.

No entanto, o clima incorreto de Missão madrinha de casamento vai dando lugar ao drama simplório e previsível. O terço final do filme destoa do resto por deixar exposto um certo didatismo conservador. No fim, ou na hora de jogar o buquê, o moralismo sempre vence. Ainda assim, durantes os dois terços iniciais, pode render risadas a quem o matrimônio é mais interessante como um objeto de estudo antropológico do que como aspiração futura.

2 comentários:

Kamila disse...

Poxa, assisto amanhã e estava esperando muito desse filme. :(

Beijos!

Kamila disse...

Depois de assistir, voltando aqui pra comentar direito o filme: o filme não tem mesmo nada a ver com "Se Beber, Não Case!", especialmente porque a natureza da amizade entre as mulheres é diferente da natureza da amizade entre os homens.

Eu acho que uma das coisas mais positivas do filme é retratar isso de uma forma muito verdadeira. O filme é como se fosse aquele episódio de "Friends", chamado "The One With Monica's Thunder", de uma forma mais extensa, mais bem desenvolvida.

Concordo que a Kristen Wiig e a Rose Byrne estão ótimas!

Beijos!