terça-feira, setembro 20, 2011

#44 - Blog, de Elena Trapé


Antes de conferir Blog, longa de estreia da diretora espanhola Elena Trapé, fui à caça de comentários sobre o dito cujo. A imprensa local malhou a obra, que tem uma proposta narrativa bastante diferente do convencional – daí, talves, o nariz torcido dos colegas ibéricos.

Ambientado em Barcelona, o roteiro conta a história de três amigas, beirando as 15 primaveras, que resolvem fundar uma sociedade secreta para moçoilas na flor da idade. Aos poucos, o grupo vai ganhando novas adeptas, a ponto de congregar uma classe inteira no colégio. O objetivo é experimentar, sem autorização ou julgamentos, uma experiência que elas consideram transformadora. O que é, não vou contar – mesmo sendo meio óbvio, né?

O interessante é que s narrativa é sempre em primeira pessoa. A câmera ora é de uma das meninas, que filma de uma excursão a um museu até a ida o banheiro, ora é feita pelas webcams, quando as protagonistas da trama expõem o que sentem. Daí, seria mais apropriado chamar o filme de Vlog, já que em momento algum há um blog na trama,

As atrizes, embora jovens, cumprem bem seus respectivos papéis. O tom naturalista favorece a direção de atores. É um filme sem excessos, sem cacoetes, sem melodrama e, mais importante, sem julgamentos moralistas - ainda que tenha aqueles irritantes corações feitos com as mãos.

Curti.

3 comentários:

Kamila disse...

Olha, não tinha ouvido falar neste filme, mas teu texto me deixou curiosa. A conferir.

Beijos!

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Fiquei curioso

O Falcão Maltês

renatocinema disse...

Acho que não podemos nos precipitar com as visões de alguns comentários negativos. Sempre devemos dar chances.

Seu texto me instigou ao filme.

Abraços