quarta-feira, abril 20, 2011

#26 - A garota da capa vermelha (Red riding hood), de Catherine Hardwicke


Reza a lenda que a história de Chapeuzinho Vermelho tem duas versões. A primeira, de contornos mais bizarros e adultos, fala sobre um lobo, cheio de segundas intenções, que cozinha a vovó e a serve como prato principal num banquete, no qual a pobre jovem comete, inadvertidamente, o canibalismo. A outra, infantil, todo o mundo conhece: é uma parábola para as crianças obedecerem aos pais.

A adaptação cinematográfica do famoso Conto da Carochinha é um meio termo. Ou seja, é um filme adolescente que pega carona no sucesso de amores impossíveis entre humanos e seres mitológicos, como vampiros e lobisomens. Quem assina a direção é Catherine Hardwicke, a mesma por trás do sucesso Crepúsculo. Por isso, qualquer semelhança não é mera coincidência.

Aqui, sai o Lobo Mau, entra um lobisomem. Porque lobisomens estão na moda. Chapeuzinho Vermelho é uma bela jovem com casamento arranjado pelos pais. Porém, ela ama um lenhador. Quando o bichano malvado ataca sua irmã, a vila em que mora se vê ameaçada e começa uma caçada implacável, com a ajuda de um prepotente clérigo experiente no ofício de matar lobisomens.

Os problemas de A garota da capa vermelha se concentram no fraco e enfadonho roteiro. As sequências são atiradas na tela sem coesão alguma, com cenas mal desenvolvidas e um suspense (quem será o lobisomem?) muito pouco aproveitado. As atuações também não ajudam. O jovem casal (Amanda Seyfried e Shiloh Fernandez) mal fica junto, resumindo-se à juras de amor bem comportadas. Gary Oldman, para variar, é quem segura as pontas como Padre Solomon. A direção de arte até sabe tirar proveito da história, mas nada de tão deslumbrante como o trailer promove.

5 comentários:

Surfista disse...

Há uma versão adulta para o conto da Chapeuzinho Vermelho dirigido pelo Neil Jordan. Se não me engano, o filme chama-se "Na Companhia dos Lobos" e é bem interessante. Também tem esse lance do lobisomem.

Também há uma adaptação Chapeuzinho-Vermelho-do-gueto estrelado pela então desconhecida Reese Whiterspoon. O lobo é o Jack Bauer. Na história, Chapéu vive na favela e é assediada por um psicopata (Kiefer Sutherland). Muito divertido

Surfista disse...

Confirmei! Olha o trailer de "Na Companhia dos Lobos". http://www.youtube.com/watch?v=tkYTcohAjSs

Kamila disse...

O título deste filme me lembra uma mistura de "A Vila" com "Crepúsculo". Teu texto não me deixa animada para o filme, não!

Kahlil Affonso disse...

Estava ancioso por este filme principalmente pq adoro a Amanda! O trailer era ótimo, mas fiquei decepcionado ao ver uma enxurrada de críticas negativas. Acho que esperarei pelo DVD.

http://filme-do-dia.blogspot.com/

Ygor Moretti Fiorante disse...

É Kamila vc matou a pau, também fiquei com essa impressão, mistura de A Vila (q é otimo) com crepusculo (q é...bem... deixa pra lá), eu vi o filme, entretenimento bem razo, esquecivel.