sexta-feira, abril 15, 2011

#22 - Bebês (Babies), de Thomas Balmès


Quatro bebês, concebidos em quatro regiões completamente distintas, criados sob a influência de quatro culturas bastante singulares. O documentário Bebês acompanha um ano na vida de quatro recém-nascidos: da vinda à luz até os primeiros desajeitados passos.

Ponijao mora numa área desértica da Namíbia, na costa africana. Bayar vive no meio de um longínquo vale nas cordilheiras da Mongólia. Mari nasceu na claustrofóbica e iluminada Tóquio, capital japonesa. E Hattie, moradora de São Francisco, nos Estados Unidos, é criada por pais adeptos das terapias alternativas. Está montado um mosaico no qual, ao mesmo tempo em que as diferenças étnicas são exploradas, sublinha-se as semelhanças éticas. O conceito de família, não importa em que canto do planeta, é o mesmo.

O diretor Thomas Balmès consegue uma coletânea de imagens realmente preciosas. A singeleza com a qual o tema da maternidade é tratado proporcionar ao espectador ser exatamente um observador privilegiado. Não há diálogos. O único som que povoa o filme é o de crianças aprendendo a viver. E nisso, as quatro são idênticas: valorosos personagens de uma espontaneidade impressionante.

A câmera consegue planos maravilhosos, auxiliada por uma fotografia no capricho. A modesta trilha sonora pontua com perfeição o nível de fofura do documentário, sem deixar que ele caia no sentimentalismo barato.

Bom programa para quem está na dúvida sobre trazer um pequeno ao mundo.

PS: fique durante os créditos finais para ver como as crianças estão hoje em dia. Cada uma mais fofa do que a outra.

5 comentários:

renatocinema disse...

Pode ser o filme da semana para ir ao cinema. O resto não me atraiu em nada.

Rafael Carvalho disse...

Bastante inusitado a história desse filme, e por isso mesmo despertou meu interesse.

Fabi disse...

Como consigo assistir a esse filme? Li que ele estreou nos EUA em abril. Ele veio pro Brasil e já está passando nos cinemas...é que duvido que passe na minha cidade...

Rogerio Floripa disse...

Baixar o Documentário - Bebês - [Babies] - http://mcaf.ee/o38iv

Cintia Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.