quinta-feira, setembro 30, 2010

#81 - Machete, de Robert Rodriguez




Eu tinha escrito aí embaixo que o bacana do festival era dar preferência às produções independentes, que não têm - e a maioria nem vai ter - distribuição garantida no país. Pois hoje eu quebrei o protocolo. Não era para menos: Machete era um dos filmes que eu mais aguardava em tempos. Na verdade, desde o trailer fake em Planeta Terror. Pois Robert Rodriguez volta à velha forma com um filme cujo protagonista tem tudo para se tornar um ícone do exploitation moderno. Machete é entretenimento barato de primeira!

Danny Trejo, o cara com mais pinta de mau da história do cinema, interpreta este ex-tira da polícia mexicana que busca vingança após uma emboscada armada por autoridades estadunidenses inescrupulosas e poderosos narcotraficantes. Porém, como o trailer já alertava, eles não sabiam que estavam mexendo com o mexicano errado... Machete é o tipo do cara que você quer ter ao seu lado em uma briga de bar.

O roteiro é recheado de frases de efeito, pancadarias, litros de sangue, cabeças decepedas e explosões. Ah, sim: e apenas uma cena com tripas que é simplesmente memorável. Inegável que a produção ganhou um acabamento mais caprichado do que aquele apresentado no trailer falso. A boa notícia é que, mesmo assim, Machete não perdeu seu charme de filme B. Inclusive, as tais sequências filmadas antes mesmo da ideia de se fazer o longa são todas usadas.

Vale a pena falar do elenco, que tem um trabalho de caracterização primoroso. Justiça seja feita: a criatividade de Rodriguez na composição dos personagens ajuda bastante. Cheech Marin, Robert De Niro, Jessica Alba, Lindsay Lohan, Steven Seagal - estão todos irretocáveis. Até a esposa do diretor, a jeitosa Michelle Rodriguez, tem uma atuação convincente.

De quebra, Machete ainda aproveita para tirar um sarro da cara dos estadunidenses xenofóbicos. Um dos filmes mais divertidos da temporada, sem dúvida alguma.

Quer ver? Corre que ainda dá tempo!

SÁB 2/10 13:10 e 19:40 Estação Vivo Gávea 5
DOM 3/10 15:45 e 21:45 Estação Botafogo 1
SEG 4/10 14:00 e 19:00 São Luiz 3

13 comentários:

Kamila disse...

Quer MUITO conferir este! Parece ser bem legal!

@JuniorAd disse...

Nossa, muito ansioso pra ver esse filme desde que vi o falso trailer.

^^

jeff disse...

Põe memorável na cena da tripa! Morri de rir, aquilo foi sensacional.
Adorei o filme também, bastante divertido. Só não entendo a necessidade da última cena, mas nada que tire o divertimento.
Assisti ontem na Gávea, e surpreendentemente a sessão nem estava lotada.

[]s!

Rafael Carvalho disse...

Tenho uma curiosidade enorme por esse filme pois gostei muito de Planeta Terror (para quem muita gente torceu o nariz) e os filmes parecem ser bem semelhantes na proposta, sem falar naquele gostinho de filme B das antigas.

Navegante disse...

Putz, vou ter que esperar entrar no circuitão... Pq esse eu tenho que ver na telona!

Guilherme Primo disse...

oi, tudo certo? gostaria de saber se tu quer fazer uma parceria de blog, anunciar o nome do meu na tua barra lateral e eu faço o mesmo... por favor, seria de grande ajuda!!!abraço

www.cinelise.blogspot.com

Pedro Henrique disse...

Putz, tô doido pra ver esse não é de hoje!!! Adoro as brincadeiras do Rodriguez.

renatocinema disse...

Esse filme deve genial, histórico. De Niro e Rodrigues juntos deve sair algo muuuuuito bom.

Ansioso

Robson Saldanha disse...

Quero ver!

bruno knott disse...

Também tô bem a fim de assistir a este filme! Ainda bem que você quebrou o protocolo, certamente valeu a pena!

Valeu a dica. Abraços.

Vulgo Dudu disse...

Kamila, é diversão e entretenimento em seu estado bruto! Vale muito a pena!

Junior, e o bacana é que todas as cenas do trailer estão no filme!

Jeff, de fato, aquela última cena poderia ser retirada, tem toda a razão. Mas sabe que, quando saí do filme, nem me lembrei mais dela?

Rafael, Machete nem tem aquele exagero estético proposital do Planeta Terror. Mas é foda demais porque assume o tom de entretenimento, de brincadeira, de chacota etc. Um filme B classe A!

Edu, TEM que ver na telona MESMO!

Pedrão, é uma das brincadeiras mais divertidas do Rodriguez!

Renato, o elenco inteiro está foda! Tem o Cheech Marin, a Lindsay Lohan, o Steven Seagal, o Don Johnson... Foda!

Robson, veja e depois me diga o que achou!

Bruno, foi o melhor filme do festival que eu vi! Talvez seja um dos melhores do ano. Um dos mais divertidos.

Bjs e abs a todos, obrigado pelas visitas e pelos comentários!

Surfista disse...

Não chegou a Dublin. Baixei para ver em casa...

Surfista disse...

Demorei para ver, mas ADOREI!

Cara, esse é o "Comando para Matar" do século 21! Aliás, é muito melhor que o clássico do Arnoldão.