domingo, setembro 05, 2010

#72 - Skinheads - A Força Branca (Romper Stomper), de Geoffrey Wright


Obviamente, um filme sobre jovens neonazistas precisa ser repleto de violência explícita, capaz de despertar ojeriza no público. No caso de Skinheads - A Força Branca, com um título em português meio exagerado (o original se refere às botas usadas pelos skinheads), já que o argumento vai muito além da xenofobia. Os momentos brutais estão lá, mas o ótimo roteiro oferece um filme completo, com destaque para as atuações.

Quem protagoniza e impressiona é Russell "Gladiador" Crowe, ainda um jovem ator local, que encarna um furioso e assustador líder de uma gangue de tendências nazistas que quer varrer o bairro dos imigrantes chineses que ali abrem seus comércios. Depois de um desentendimento mais grave, os orientais se unem para a vingança. A situação acaba afetando a estrutura do grupo, que precisa lidar com questões pessoais para garantir a sobrevivência.

Apesar de ser uma produção bem simples, Skinheads - A Força Branca tem lá seu valor estético. A fotografia é escura, granulada e crua. Os conflitos, tanto físicos quanto psicológicos, são bastante contundentes. Todos os atores emprestam realismo à trama.

O desfecho é impressionante! Vale o confere.

8 comentários:

Kamila disse...

Me lembro de já ter tido várias oportunidades de conferir esta obra, mas nunca o fiz. Entretanto, seu comentário sobre o desfecho me deixou curiosa. A conferir, agora, de vez! rsrsrss

Beijos!

Pedro Henrique disse...

Porra, tô louco pra ver esse filme, já faz um tempo, não achei ainda. Quando passou na tv eu perdi recentemente.

Vulgo Dudu disse...

Kamila, o filme até entrou naquela lista dos 25 mais perigosos, pela Premiere. Até o desfecho, achava um exagero. Depois, entendi o por que de estar lá. Faz todo sentido!

Pedrão, vou te dizer que é moleza encontrá-lo para download!

Bjs e abs!

renatocinema disse...

Assisti esse filme muitos anos atrás e lembro de ter gostado. Vou rever para tentar reler essa obra.

pseudo-autor disse...

Cara, eu vi esse filme num canal muito tosco da tv a cabo chamado Blue TV. E gostei muito! Não fazia ideia de que o Russell Crowe já tivesse interpretado um skinhead no cinema. Bom demais!

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Robson Saldanha disse...

Lembro-me que o filme de Skinhead que mais me marcou foi A Outra História Americana, esse eu desconhecia.Inda mais com Russel Corwe

Vulgo Dudu disse...

Renato, é um filme que não ficou nem um pouco datado. Então, uma revisão é mesmo válida.

Pseudo-ator, e o mais bacana é que o filme não é só sobre neonazismo - há ali uma visão até então desconhecida de movimentos xenofóbicos na Austrália. Até brasileiros já foram vítimas disso há pouco tempo, lembra?

Robson, eu também gosto do filme do Norton. Inegavelmente, tem mais conteúdo do que este aqui.

Abs a todos!

len disse...

Fala galera e aew ...

Seguinte: esse filme com Russell Crowe me marcou mt e eu o vi neste link, aqui no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=RAw50D2_hEw

Enfim, so mesmo vendo para vcs perceberem o quanto essa produçao e foda.

Tchau e ate a proxima ...