quarta-feira, agosto 11, 2010

#63 - Endless bummer, de Sam Pillsbury


As referências, pelo menos a mim, pareciam bastante claras: Endless bummer seria uma paródia do clássico filme de surfe dos anos 60, Endless summer. No caso, "bummer" é uma gíria que significa algo como "chapação", aquela sensação de entorpecimento causado por drogas um pouco mais pesadas. Tratando-se de uma comédia credenciada pela National Lapoon, produtora que tem no currículo filmes de sucesso como Férias frustradas e Clube dos cafajestes, era de se esperar algo no mínimo um pouquinho interessante, que não se levasse tão a sério. Porém, não se trata de uma paródia. E o filme é um fracasso do começo ao fim.

Poucas coisas são tão ruins quanto Endless bummer. O desastre começa com o roteiro quase mongoloide, sobre um jovem surfista que tem sua prancha roubada por um garoto rico. Para recuperar o tal objeto, ele junta seus amigos igualmente tresloucados e parte em busca de pistas. Nada de relevante acontece. O elenco é absurdamente incompetente, de nível iniciante no curso livre de teatro do colégio da esquina. Nem mesmo a presença de Matthew Lillard - que apesar de não ser um bom ator é figura fácil em filmes adolescentes - salva o dia. Interessante observar que há muito dinheiro jogado no lixo aqui. As cenas de surfe são bem filmadas e, por incrível que pareça, o filme é bem editado.

O mais incrível, no entanto, é a presença torta da veterana Joan Jett interpretando uma mendiga louca que vive na praia. Aliás, é a parte musical que quase salva Endless bummer do apedrejamento em praça pública. Tiro o chapéu para a trilha sonora, que desenterra bandas veteranas do punk rock da década de 80/90, como Fear e Wire Train - esta última ganha uma versão muito bacana para a clássica "Chamber of hellos", tocada pela desconhecida Action Design.

Ou seja, poupe seus olhos. O que vale a pena é baixar a trilha sonora.

2 comentários:

Kamila disse...

Obrigada pelo alerta. :)

Beijos!

Vulgo Dudu disse...

Kamila, de nada! Trabalhamos sempre para servir melhor! rs...

Bjs!