domingo, julho 11, 2010

#55 - Notícias de uma guerra particular, de Katia Lund e João Moreira Salles


No final da década de 90, o Rio de Janeiro já se via sufocado com uma espécie de guerra civil que tirava o sono da população. Todo mundo saía perdendo: o cidadão comum, os policiais envolvidos em batalhas campais e os jovens que perdiam suas vidas a favor do tráfico de drogas. Katia Lund e João Moreira Salles realizaram em 1998, uma das reflexões mais contundentes sobre a questão. O documentário Notícias de uma guerra particular é um pequeno tapa na cara de qualquer carioca que tenha o mínimo de consciência social.

Os documentaristas acompanham os principais personagens desta guerra particular - termo usado pelo então capitão do Batalhão de Operações Especiais (o BOPE), Rodrigo Pimentel, atual comentarista da TV Globo e autor do livro que deu origem ao filme Tropa de Elite. Além dele, um traficante e uma família que vive numa favela controlada pelo tráfico também têm suas vidas transformadas em objetos documentais.

O grande trunfo de Notícias de uma guerra particular é a entrevista com o então chefe da Polícia Civil, Hélio Luz. Seus comentários, bastante sóbrios e honestos, deixaram muita gente horrorizada. É ele quem expõe de maneira crua e realista a falência do sistema e a ineficiência das ações de segurança pública no estado. Pouco tempo depois do filme, o próprio Luz pediu dispensa do cargo.

Sequências impactantes e inéditas na época, como a de meninos de 10 anos de idade explicando o funcionamento de armamentos pesados, propõem uma reflexão que perdura até os dias atuais, em meio à tentativa de pacificação de comunidades carentes com a implantação das UPPs.

De quebra, nos extras do DVD, há um documentário imperdível de Eduardo Coutinho, o Santa Marta: duas semanas no morro, de 1987, no qual o cineasta dá voz aos moradores da favela Dona Marta. Um deles, por acaso, é Marcinho VP, ainda adolescente, que sonhava se tornar advogado para defender os amigos da opressão policial.

É um Rio de Janeiro inóspito, mas alguém precisava mostrá-lo.

4 comentários:

Kamila disse...

Já tinha ouvido falar bastante de "Notícias de uma Guerra Particular", mas nunca tive a chance de assistir ao filme. Adorei seu texto sobre ele!

Beijos!

Felipe Pucinelli disse...

Olá gostei muito do seu blog, está de parabéns.

Uma dúvida, o seu blog é pelo Blogspot, mais tem o domínio ".com", você pagou por ele ?
Abraço :D

Vulgo Dudu disse...

Kamila, veja se tiver a oportunidade! É o debate que as autoridades sempre tiveram medo de fazer com a população.

Felipe, muito obrigado pela visita e pelo comentário. Seja bem-vindo por aqui. Quanto ao domínio, eu o registrei pela Nomer.com. Paga-se uma taxa anual muito barata. O mais complicado é pedir para a equipe do Blogger redirecionar o endereço, mas nada que alguns e-mails não resolvam. Boa sorte!

Bjs e abs!

Flavio disse...

BOPE-Document. Notícias de uma guerra particular
BOPE - Doc. Notícias de uma guerra particular
Galera faça o download deste super documentário do BOPE.
Vale a pena!!
8 Arquivos - Divididos HJ-Split- Formato AVI
http://www.megaupload.com/?f=S9STPXEN