terça-feira, maio 11, 2010

#34 - Suburbia, de Penelope Spheeris


Os subúrbios nas grandes capitais dos Estados Unidos foram projetados para serem áreas nobres, onde o american way of life pudesse ser difundido livremente. Casas sem muros, com gramados vistosos e calçadas tomadas por crianças brincalhonas. Porém, a recessão estadunidense, que lá nos idos dos anos 80 já fazia algumas vítimas, transformou alguns desses redutos em locais abandonados. Casas abandonadas, valores abandonados, jovens abandonados. É justamente isso que um dos clássicos das sessões da madrugada, Suburbia, mostra.

O filme se concentra num grupo de jovens punks conhecidos como The Rejected, os rejeitados em bom português. Eles habitam uma casa abandonada em um subúrbio de Los Angeles, numa área que seria desapropriada para a construção de uma estrada até o centro da capital. Para sobreviver, o grupo comete pequenos delitos, chocando os moradores da região e as autoridades locais. O roteiro foca no ingresso de um adolescente aos Rejected.

Suburbia, de certa forma, ficou datado, em grande parte pelo exagero com que trata o tema na tentativa de chocar o público. Nos shows de bandas punk, com participações especialíssimas de TSOL e The Vandals, acontece de tudo: roubos, violência sexual e até assassinatos. Enfim, a diretora Penelope Spheeris não mede esforços para retratar a falta de perspectiva dos jovens suburbanos, filhos de famílias desmanteladas pela opressão econômica.

O filme é produzido por ninguém menos que o mestre Roger Corman. Portanto, é acertadamente violento, obscuro e depressivo. O mais bacana, no entanto, é ver Flea na flor da idade interpretando um dos Rejected.

Vale o confere!

3 comentários:

Airton disse...

que loco
me lembra de filmes sobre skin heads...ja viu this is england?

passa la no blog

http://publicandobr.blogspot.com/2010/05/publicidade-da-terra-da-rainha.html

Camila disse...

São por esses e outros que eu prefiro o cimena nacional. Não existem exageros. O que se vê na tela, se vê nas ruas e favelas do Rio de Janeiro, por exemplo.
Eu era meio contra tantos palavrões e peitos, mas se nem isso é mentira, que dirá a violência!!
Mas se você diz valer a pena, vou evitar torcer o nariz..rs

Vulgo Dudu disse...

Airton, This is Englando jpa foi resenhado por aqui, é um belo filme. Só que a diferença é temporal - enquanto Suburbia é uma produção contemporâea, no sentido de ser atual à época, This is England é um filme que retrata a época do 2Tone, do ska.
Mas ambos são bons filmes. Talvez goste até mais do inglês.

Camila, eu levanto a bandeira do cinema nacional, mas do bom cinema nacional.Tem muita coisa no cinema nacional que é exagerado demais. Muita coisa mesmo. Talvez Suburbia não seja o seu tipo de filme, mas vale como registro. E tem uma ótima trilha sonora, se você curte o punk hardcore da década de 80.

Bjs e abs!