domingo, abril 18, 2010

#31 - Fanboys, de Kyle Newman


Guerra nas Estrelas foi a franquia que praticamente inaugurou o merchandising cinematográfico. Os produtos licenciados, até hoje, dão mais grana do que a bilheteria da saga estelar. E tem de tudo: caneca, boné, boneco, roupa de banho, lençol, lancheira etc. Pense aí num objeto corriqueiro qualquer - provavelmente ele existe na versão Guerra nas Estrelas. E, assim, também foi criada uma geração apaixonada pelos heróis e vilões de George Lucas. Gente completamente devotada aos seis episódios da série.

Ambientado em 1999, Fanboys retrata quatro desses jovens fanáticos por Guerra nas Estrelas. Movidos por um sonho adolescente, eles planejam invadir o Rancho Skywalker, QG de George Lucas, para ter acesso ao então ainda inédito Episódio I - A ameaça fantasma. Ao longo da jornada, se deparam com fãs tão esquisitos quanto eles e enfrentam a ira dos trekkers, seus semelhantes viciados em Jornada nas Estrelas. No meio disso tudo, o roteiro tenta exercitar uma reflexão sobre a difícil tarefa de deixar a juventude para encarar o mundo feito um adulto.

O roteiro não é lá grandes coisas. Peca, principalmente, nessa tentativa de dramatizar a questão do amadurecimento. É pobre e simples demais para levantar de forma contundente a questão. Talvez, se permanecesse no tom de comédia o tempo inteiro, teria mais êxito. Ainda assim, há bons momentos. Há várias participações especiais de atores que integraram o elenco de Guerra nas Estrelas, além de uma atuação impagável de Seth Rogen, em dois papéis diferentes.

Digno de nota: a frase final, que encerra o filme, é simplesmente espetacular!

PS: lembro-me que, na faculdade em que eu estudava, um aluno (ou melhor, um fanboy) conseguiu uma cópia pirata do filme, captada numa sessão nos Estados Unidos. Estamos falando de 1999, ou seja, ainda não havia banda larga e muito menos torrents e BitComet. Organizaram uma sessão secreta. Eu, porém, preferi asistir no cinema, na tela grande.

4 comentários:

Kamila disse...

Apesar das falhas citadas, imagino que este documentário seja um filme bastante divertido.

Beijos!

Vulgo Dudu disse...

Kamila, nem é documentário! É uma comédia ficcional mesmo. Mas sabe que isso é um excelente argumento para um doc? rs...

Bjs!

Robson Saldanha disse...

NUNCA vi Guerra nas Estrelas. Absurdo, né?

P.s.: Preciso reparar isto urgente!

Vulgo Dudu disse...

Robson, não diria que é um absurdo. É apenas incomum, dado o sucesso da saga. Na onda de confissões, eu nunca vi nenhum Poderoso Chefão, mas não sinto que precise reparar isso.

Abs!