quarta-feira, abril 07, 2010

#27 - Torrente - El brazo tonto de la ley, de Santiago Segura


Torrente é um detetive tosco. Muito tosco (olha o naipe da figura aí no poster). Bebe, fuma, cheira, é racista, misógino e interesseiro. Ou seja, é realmente um "braço burro da lei", espécie de bad lieutenant espanhol. E qual não foi a minha surpresa, numa conversa com o Simon, um amigo catalão, ao constatar que José Luis Torrente, personagem criado e interpretado pelo cineasta Santiago Segura, é uma espécie de ídolo do underground ibérico? Só pelo primeiro filme, eu também já virei fã!

Produção de baixo orçamento, o primeiro filme de Torrente é uma comédia amoral e nada correta, repleta de piadas grosseiras e humor negro - o que, no caso, é um baita elogio! As situações embaraçosas pelas quais o detetive e seus amigos passam são hilárias! Segura se cerca de bons atores, com caracterizações exageradas e timing perfeito para o que se pode chamar de comédia de baixo calão.

O roteiro, ótimo, compensa qualquer falta de verba para os efeitos especiais. É explosivo do início ao fim. Mostra Torrente investigando um misterioso restaurante chinês que parece vender mais do que simples rolinhos-primavera.

O filme deu tão certo e fez tanto sucesso na Europa, que ganhou duas sequências. Segura se tornou figura fácil em programas de TV e costumava ter acesso livre para anunciar suas produções. Costumava brincar dizendo que, sempre que precisava de dinheiro, rodava uma continuação de Torrente. Fato é que o personagem, apesar de ser uma caricatura pejorativa da direita conservadora madrilenha, é bastante carismático, justamente por assumir o desvio de caráter de forma exacerbada e divertida.

Já estou providenciando os outros filmes de Torrente. Uma ode ao escrotismo. Em breve, mais resenhas!

6 comentários:

Kamila disse...

Onde você descobre esses filmes??? :)))

Beijos!

Robson Saldanha disse...

Não consigo me interessar por um filme desses. Mas também questiono-me de maneira igual a de Kamila, onde você descobre esses filmes?? hahaha

Airton disse...

opaa
tem um jogo eu acho desse cara aee

o cara eh bizarro msm
heheh
passa la no blog

http://publicandobr.blogspot.com/2010/04/anuncio-john-wayne-contra-o-cancer.html

Vulgo Dudu disse...

Kamila e Robson, é um trabalho de garimpo! rs... Ainda há um mundo lá fora de filmes a ser explorado.

Airton, sério que tem um jogo do Torrente? Putz, deve ser irado! Sabe para qual console ele é?

Bjs e abs!

Ingrid disse...

Vc já tá por fora.
Agora já tem até o 4º filme do Torrente, ainda não vi, mas já baixei.
Espero que seja tão foda como os primeiros.
Sou fã do cara desde a primeira vez que eu vi o segundo filme na Cine Max. É muito bom... e eu continuo rindo, mesmo depois de ter visto incontáveis vezes.
Existem poucas coisas tão engraçadas como o Torrente!
Divulguem os filmes desse cara, vale a pena!

Fejaum disse...

poooo assisti o 4 em dvd achei muito ilario daeh to atras do 1,2,3 quem tiver me passa aeh ou o link, ta dificil de achar.... emmesouza@gmail.com