domingo, março 21, 2010

#23 - Big Man Japan (Dai-Nihonjin), de Hitoshi Matsumoto


São milhares os heróis japoneses que se predispõem a salvar a Terra de gigantescos e assustadores monstros. Daileon, Ultraman, Spectroman são apenas alguns famosos examplares desses baluartes da justiça. Destruíam não somente os seres maquiavélicos, mas também maquetes em miniatura. E se, por acaso, o ofício de herói japonês entrasse em decadência? É o que propõe o mockumentary - espécie de documentário falso - Big Man Japan.

Escrito, dirigido e estrelado por Hitoshi Matsumoto, o filme mostra a vida de um homem solitário que se transforma em gigante para enfrentar os monstros que colocam o Japão em perigo. Praticamente anônimo, ele precisa enfrentar problemas corriqueiros como qualquer outro ser humano. Portanto, a câmera acompanha o seu dia a dia e registra algumas entrevistas.

Questões filosóficas e existenciais são colocadas em pauta, intercaladas por cenas de combate entre o gigante e os monstros. A estética é a mais simples possível, fidedigna ao gênero documentacional. Apenas as lutas são feitas com computação gráfica. Inclusive, cada monstro é mais interessante do que o outro.

O bacana é que o roteiro, que mescla a comédia com o drama de forma perfeita, faz uma crítica bastante sutil à indústria cultural japonesa, que ao longo das décadas foi se moldando ao gosto do entretenimento ocidental - principalmente o estadunidense. Tal sutileza é mandada às favas apenas nos 15 minutos finais de projeção, quando o espectador é advertido de que verá "cenas reais". Com inteligência, infâmia e agressividade, a sequência final traz com contudência bastante feroz o argumento proposto.

Um filme bizarro e insólito. Por isso mesmo, imperdível!

6 comentários:

Luiz Henrique disse...

Nunca tinha ouvido falar em tal filme. Mas a resenha e a premissa tão absurda - por deus, um homem gigante enfrentando monstros no Japão! - me atraiu bastante. Vou ver se acho pra download. O quanto antes! Um abraço.

Kamila disse...

Também nunca tinha ouvido falar desse filme antes, mas aqui é o espaço para a gente encontrar longas assim. :-)

Beijos!

Vulgo Dudu disse...

Luiz Henrique, se quiser tenho as legendas em português, sincronizadas. Te passo por e-mail.

Kamila, tem uma fila de filmes "assim" por aqui... rs!

Bjs e abs!

petronio disse...

Me manda as legendas também?
Vi esse filme ano passado com umas legendas grotescas em inglês, o que, para mim, criou uma ambientação ainda mais forte e bizarra em alguns momentos. rs

petronio disse...

Esqueci de perguntar: as legendas estão sincronizadas com qual pacote para download do filme?
BTW, meu email é: petronioguilherme@gmail.com

Tassia disse...

Opa! Também gostaria de receber as legendas, se possível!
é possível?