segunda-feira, fevereiro 01, 2010

#8 - Schlock! - The secret history of american movies, de Ray Greene


Schlock é um termo em inglês para tudo aquilo que foge do convencional. Por isso mesmo, foi o título escolhido para este documentário sobre o exploitation produzido nos Estados Unidos. Durante uma hora e meia, grandes nomes ligados ao gênero contextualizam as obras e tentam definir o que de fato é exploitation - termo que, por sua vez, vem do verbo exploit, que significa abusar, explorar, exagerar.

O roteiro mostra como o exploitation foi influenciado pela contracultura. Tem o marco inicial com o clássico Reefer madness, aquele filme escalafobético que alertava os jovens da década de 30 sobre os perigos da maconha. A partir daí, todas as vertentes do gênero são contextualizadas, como o sexploitation, o nudie camp e o nudie cutie.

Muita gente boa presta depoimento, muitas imagens de arquivo são mostradas e muitos filmes até então desconhecidos são desengavetados. Porém, Schlock! não é tão bem montado, e pode ser cansativo para quem não tem interesse na história do exploitation. Para mim, valeu a pena.

Já estou providenciando vários títulos que não conhecia!

2 comentários:

Kamila disse...

Esses filmes são a sua cara. :-)

Beijos!

Vulgo Dudu disse...

Kamila, e fiquei conhecendo vários outros que também devem ser a minha cara! rs...

Bjs!