domingo, fevereiro 21, 2010

#15 - Sukiyaki Western Django, de Takashi Miike


Western japonês, com referências aos clássicos do gênero, influências claras de Kurosawa, participação especial de Quentin Tarantino e um visual com o melhor que o cinema oriental contemporâneo tem para oferecer - aqui, nas mãos do experiente e provocador diretor Takashi Miike. Sukiyaki é um prato típico da culinária japonesa, à base de carne. Western é o gênero escolhido. Django é o título de um dos maiores clássicos do Velho Oeste. Pois estão dados os ingredientes para uma experiência cinematográfica irresistível.

O roteiro trata de mediar o encontro de duas correntes distintas: a ação do spaghetti italiano e o capricho do cinema nipônico. Sukiyaki Western Django se baseia em uma das histórias mais interessantes do mestre Kurosawa, Yojimbo, de 1961, no qual uma cidade é dividida por dois grupos de samurais. Aqui, a cidade em questão é tomada por dois grupos de garimpeiros fora-da-lei. Quando um misterioso pistoleiro chega por lá, um outro tipo de disputa tem início. Quem já viu o clássico de Kurosawa, sabe do que se trata. Quem não viu, deleite-se!

Miike, como de costume, faz um filme bastante violento, com um punhado de bizarrices, mas cheio de estilo. Cenários, figurinos e diálogos são de cair o queixo. Tarantino faz um belo trabalho interpretando uma espécie de narrador que situa o espectador na trama. Aliás, o filme tem a cara dele. Esteticamente, é um trabalho impecável, que reconstrói todo o conceito por trás dos westerns. Praticamente uma apropriação do tema, como propunha o movimento antropofágico: exteriorizar o externo interiorizado.

Muito bom!

4 comentários:

Kamila disse...

Não sou a maior conhecedora de westerns, ainda mais os japoneses, mas esse aí parece ser um filme legal. Valeu pela dica!

Beijos!

Vulgo Dudu disse...

Kamila, o visual é incrível, e isso que vale! Você vai curtir mesmo sem referências aos westers ou ao cinema oriental.

Bjs!

Surfista disse...

Adoro westerns, especialmente os italianos. Quando era moleque, eu via os filmes do Giulianno Gemma e do Franco Nero. Acho que vi "Django" umas 20 vezes. Para quem não o viu, o filme conta a história de um homem misterioso que chega a uma cidade lamacenta arrastando um caixão. O tal caixão tem um arsenal e os alvos são os bandidos locais.

"Yojimbo" também inspirou Sergio Leone em "Por um punhado de dólares", filme que inaugurou o western-spaghetti. A história é a mesma.

Vulgo Dudu disse...

Dougra, é exatamente isso. É um filme que mostra essa mescla entre o oriente e o western, como o Leoni fez com Yojimbo. Acho que você vai curtir.

Abs!