quinta-feira, fevereiro 18, 2010

#14 - A todo volume (It might get loud), de Davis Guggenheim


A guitarra está para o rock assim como o tridente está para o diabo - assim como o rock está para o diabo, também. Impossível dissociar os dois. A palavra de ordem é amplificar o som, torná-lo mais alto, robusto, encorpado. Como qualquer instrumento, a guitarra tem seus segredos. Em A todo volume, um trio bastante competente e heterogêneo se reúne para discorrer sobre as excentricidades e usabilidades do instrumento, além de trocar experiências.

O escrete é respeitável: The Edge, guitarrista do U2; Jack White, da dupla White Stripes; e o mestre Jimmy Page (preciso dizer por quais bandas ele tocou?). O diretor Davis Guggenheim monta um documentário enxuto, que mescla bem as minibiografias dos músicos com o papo que acontece em um galpão especialmente preparado para receber os três guitarristas. O resultado é um deleite não só para quem arranha as seis cordas, mas para o público afeiçoado à boa música.

O valor documental está na particularidade de cada guitarrista. The Edge é meticuloso com a tecnologia, e busca efeitos e timbres através de pedaleiras e softwares modernos. Jimmy Page tem um feeling que não se deixa acobertar pela exímia técnica. Jack White é, por incrível que pareça, a grande atração do filme. Eu não sabia, mas ele é foda! Obcecado pelas raízes do rock, busca um som grutural, primitivo e intenso. White entende como ninguém os mecanismos que fazem uma guitarra funcionar - ou gritar, berrar. Por isso, molda os seus instrumentos para tais fins. Os melhores momentos de A todo volume, como comprova a sequência inicial, são dele.

O filme é tão bacana que, ao final da projeção, tirei a poeira da minha guitarra para tentar incomodar alguns vizinhos. Porém, não tocava há tanto tempo, que o amplificador não funciona mais. Fiquei na vontade...

2 comentários:

Kamila disse...

Meu cunhado, que é um excelente guitarrista, vai adorar este filme. Vou recomendar para ele. Beijos!

Vulgo Dudu disse...

Kamila, aproveite e veja você também! Sei que você curte música, então vai curtir o filme!

Bjs!