terça-feira, fevereiro 09, 2010

#12 - Tokyo!, vários diretores


Três dos diretores mais inventivos da atualidade se uniram num projeto que tinha como objetivo filmar três histórias ambientadas em Tokyo. Uma das cidades mais cosmopolitas do planeta, com a geografia estreita e a tecnologia onipresente, serve de pano de fundo para que Michel Gondry, Leos Carax e Joon-ho Bong, nessa ordem, perturbem as tradições e mitos nipônicos. Através de uma linguagem que mistura o realismo fantástico a questionamentos existencialistas, o resultado é arrebatador.

No primeiro episódio, Gondry aproveita a arquitetura claustrofóbica e a falta de perspectiva juvenil pra contar a história de uma garota que, acusada de não ter um objetivo na vida, começa a se transformar em uma cadeira. Leos Carax vai fundo na questão do olhar estrangeiro e mostra uma criatura que vive nos esgotos, o Sr. Merde, da qual os japoneses morrem de medo. Detido pela polícia, o único que pode defendê-lo é um advogado francês que entende o seu estranho dialeto. Joon-ho Bong é quem faz o episódio mais marcante, sem dúvida alguma. Tomando como argumento o fenômeno regional dos hikikomoris, que optam por levar uma vida reclusa em seus próprios quartos, ele conta a história de um homem que se apaixona por uma estranha entregadora de pizza.

Todos os episódios, apesar da média de 40 minutos de duração, têm o roteiro muito bem trabalhado. Cada diretor sabe fazer render o que tem de melhor: Gondry, com a subversão das leis físicas e o descompromisso com a realidade; Carax, com o estranhamento humanista através do grotesco; e Bong, demonstrando a capacidade de transgressão do novo cinema coreano num tema que não envolve a violência, e sim o amor.

Três parágrafos e três bons motivos para ver Tokyo!

2 comentários:

Kamila disse...

Gosto de Tóquio, da atmosfera moderna e cosmopolita da cidade. Com certeza, vou tentar conferir este filme. Beijos!

Vulgo Dudu disse...

Kamila, Tokyo é apenas pano de fundo aqui, bem diferente dos filmes de Paris e NY. Mas os diretores são bons demais da conta!

Bjs!