segunda-feira, janeiro 18, 2010

#3 - Assalto ao trem blindado (Quel maledetto treno blindato), de Enzo Castellari


O cinema de Quentin Tarantino sempre foi recheado de referências à gêneros, cineastas e correntes das mais diversas. Seu último grande sucesso de bilheteria, o arrebatador Bastardos Inglórios tem um pé num filme italiano de 1978 chamado, no original, Quel maledetto treno blindato - que por aqui ficou conhecido como Assalto ao trem blindado. Em inglês, ganhou o nome de Inglorious Bastards, que difere do título de Tarantino por uma letra e. Dirigido por Enzo Castellari, um dos grandes nomes do exploitation italiano, o roteiro faz graça da Segunda Guerra Mundial, transformando militares amorais em heróis.

Tudo começa na França, quando um caminhão repleto de desertores estadunidenses, afastados do exército aliado por mau comportamento, sofre uma emboscada das tropas nazistas. Um grupo de cinco deles, com habilidades bem distintas, consegue fugir. Porém, são confundidos com os integrantes de um esquadrão de elite que deve interceptar um trem que transporta uma potente arma de guerra. Obviamente, os cinco homens têm seus métodos nada convencionais para resolver os problemas.

Castellari trabalha muito bem os personagens e constrói boas sequências. Bo Svenson, protagonista metido a galã dos Bastards italiano, também está no elenco dos Basterds de Tarantino. Assalto ao trem blindado mais parece um spaghetti bélico, com direito a frases de efeito, explosões e pitadas de sarcasmo. Porém, o mais bacana é ver uma tropa de estadunidenses falando... italiano! Até mesmo quando são perguntados se falam inglês, o que se escuta como resposta é o italiano. Bem divertido!

Mais uma vez, Tarantino bebeu em fontes da melhor qualidade!

4 comentários:

Kamila disse...

Não conhecia esse filme e fiquei curiosa para conferí-lo, especialmente depois da referência que você fez entre esta obra e "Bastardos Inglórios".

Beijos!

Rafael Carvalho disse...

Também acho o filme bastante divertido, e só passei a conhecer o filme por causa do filme do Tarantino. E apesar da temática parecida, acho que os filmes são muito istitos entre si.

jeff disse...

Nossa, muita curiosidade.

Onde conseguiu, Dudu?

[]s!

Vulgo Dudu disse...

Kamila, eu achei bastante divertido. As referências do Tarantino são sempre surpreendentes.

Rafael, os filmes são mesmo bastante diferentes. Mas acho que o sarcasmo e a visão de como funciona a guerra se parecem um pouco. Não acha?

Jeff, as torrents... Sempre elas! rs...

Bjs e abs!