quinta-feira, dezembro 10, 2009

#132 - Crips and Bloods: Made in America, de Stacy Peralta


É impressionante como Stacy Peralta, o cara que ditou tendências do skate, vai consolidando aos poucos seu nome como um dos grandes documentaristas da cultura contemporânea. Seus trabalhos anteriores, os fantásticos Dogtown and Z-Boys e Riding Giants, já mostravam uma visão mais apurada, além do mero fato documentado. Em Crips and Bloods: Made in America, o cineasta sai do gênero esportivo e entrega, simplesmente, um dos melhores documentários do ano.

O filme já começa com uma tomada espetacular de Los Angeles de cabeça para baixo. O argumento fala sobre a sangrenta batalha nas ruas do subúrbio da cidade, uma das mais ricas dos EUA. Duas gangues disputam áreas de influência: os Crips, que usam roupas de tonalidade azul; e os Bloods, que tem o vermelho como cor padrão. O assunto, inclusive, rendeu o ótimo Colors: as cores da violência, filme com Sean Penn e Robert Duvall. Peralta vai no centro da questão, procurando as motivações históticas, políticas e sociais que desencadearam os conflitos. Da segregação racial ao desemprego, da industrialização à urbanização.

O material de pesquisa é farto e rico. A maneira como as fotografias são editadas, ganhando até mesmo profundidade e movimento, impressionam. Entevistas frente a frente com membros das gangues deixam expostas as cicatrizes de um páis que apregoa a liberdade, mas que nem sempre a pratica plenamente. Imagens de arquivo fortes e chocantes (como tiroteios e assassinatos) são mostradas a toda hora, mas sempre de forma a complementar o argumento.

Crips and Bloods: Made in America tem uma montagem realmente genial. É o trabalho mais bem acabado de Stacy Peralta - que vai se mostrando um documentarista de mão cheia!

3 comentários:

Jeniss Walker disse...

parece ser de fato, excelente esse doc. do ex-Z Boy, só assisti ao 'Dogtown'. espero poder conferir esse q tu citou o quanto antes. abraço :)

Reinaldo Glioche disse...

Nossa eu adorei Colors. Filmaço. Esse documentário parece interessante! ABS

Vulgo Dudu disse...

Jennis, e é! Excelente mesmo! Estou realmente impressionado com o Stacy Peralta. O cara é talentoso demais.

Reinaldo, se você gostou de Colors, vai curtir esse doc. Pois ele vai no centro da questão.

Abs!