sexta-feira, novembro 27, 2009

#128 - Eliezer Batista - O Engenheiro do Brasil, de Victor Lopes


Sexta-feira é dia de estreias. E de por ordem na casa. Há um monte de filmes a resenhar, mas vamos por partes. Hoje, foram publicadas duas resenhas no JB: Julie & Julia, já visto por aqui no Festival do Rio; e Eliezer Batista - O Engenheiro do Brasil, documentário sobre o homem que esteve por anos à frente da Vale do Rio Doce. Veja o que escrevi por lá.

É muito fácil justificar a realização de um documentário sobre um homem cujo espírito empreendedor é comparado ao de grandes figuras da história do país, como o Barão de Mauá e Getúlio Vargas. É assim que o diretor Victor Lopes apresenta à plateia Eliezer Batista – O Engenheiro do Brasil. A alcunha do título faz jus à carreira do personagem, que ocupou cargos de visibilidade pública, como a presidência da então estatal Vale do Rio Doce.

Durante a projeção, uma série de depoimentos e imagens de arquivo se unem para formar um painel biográfico de Eliezer. O empresário e filho Eike Batista, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (que tenta, rapidamente, explicar seu programa de privatização) e o atual presidente da Vale, Roger Agnelli, não poupam predicados ao engenheiro.

O documentário, produzido pela TV Zero, é tecnicamente impecável. Porém, o valor documental do personagem se esgota rapidamente diante da especificidade dos temas apresentados pelo roteiro, tornando o filme uma peça quase hermética, com poucas sequências realmente interessantes. Nem mesmo o senso de humor aguçado e o espírito humanista de Eliezer Batista sustentam o argumento.

2 comentários:

Kamila disse...

Eu não vi o filme ainda, mas li que o Eike fica emocionadíssimo falando do pai. Imagino a importância que ele teve para a formação dele como pessoa e profissional.

Beijos!

Vulgo Dudu disse...

Kamila, não sei se vale o confere. A não ser que você tenha interesse em engenharia ou mineração. O cara era uma figura, mas o tratamento do roteiro, como escrevi, é quase hermético.

Bjs!