quarta-feira, outubro 28, 2009

Luz, câmera... canção! - Arcade Fire

Quando o disco de estreia do Arcade Fire, Funeral, foi lançado aqui no Brasil, fiquei embasbacado! Era rock independente repleto de harmonias, com linhas melódicas complexas e, o mais bacana, com letras que traziam uma coesão entre as faixas. A banda trabalhou a velha e saudosa concepção de álbum, algo que parecia ter sido abandonado pela indústria fonográfica havia muito tempo.

O Arcade Fire foi fundado em 2003, lá no Canadá - terra de excelentes artistas, como o coletivo Broken Social Scene e o dinossauro do rock Neil Young. Ok, eles também têm Celine Dion e Bryan Adams, mas vamos dar um desconto.

Não bastasse o apuro melódico dos integrantes do Arcade Fire, os videoclipes também impressionam pela sutileza e requinte. Uma das faixas de Funeral, "Rebellion (Lies)", ganhou um vídeo com uma fotografia estonteante. O roteiro é simples, bem simples. Lembra um pouco aquele conto do flautista de Hammerling, que enquanto toca vai esvaziando a cidade de ratos. No caso, enquanto o Arcade Fire toca, em uma cidade interiorana tipicamente canadense, as crianças vão os seguindo.



Perdi o show dos caras no Tim Festival de 2005, aqui no Rio. Estava de plantão no trabalho. Deu raiva.

3 comentários:

Kamila disse...

Todo mundo fala muito bem dessa banda, mas eu nunca a conferi direito. Vou deixar o vídeo carregando aqui.

Beijos!

Bruno disse...

Não é o meu estilo de música preferido, mas tenho de confessar que os caras mandam muito bem!

Vulgo Dudu disse...

Kamila, eu adoro! Adoro! Preste atenção nas melodias e nos arranjos. A orquestração é linda...

Bruno, eu pude ir ao show... Eles devem ser melhores ainda ao vivo!

Bjs e abs!