segunda-feira, outubro 05, 2009

#111 - American Boy: o retrato de Steven Prince (American Boy: a profile of Steven Prince), de Martin Scorsese



Quem diria que o sujeito que interpretou Easy Andy, o negociador de armas de Taxi Driver, era uma figura tão interessante? As histórias de Steven Prince eram tão incríveis, que o diretor Martin Scorsese resolveu filmar uma conversa informal e fazer um documentário. Durante muito tempo, American Boy: o retrato de Steven Prince permaneceu no limbo, sem uma distribuição adequada. Acabou virando uma raridade, apreciada por poucos.

Cerca de 12 horas de entrevista se transformaram em um filme de 50 minutos. O esquema é simples: na maior parte do tempo, a câmera focaliza Prince sentado em um sofá, contando eloquentemente suas histórias. Algumas pequenas inserções de imagens de arquivo são feitas. O espectador se transforma em ouvinte.

Prince era viciado em heroína e levava uma vida cheia de excessos. Porém, era também um exímio contador de histórias. Em American Boy: o retrato de Steven Prince, ele incorpora diversos personagens e torna as narrativas ainda mais interessantes. O que conta é tão louco e incrível, que algumas de suas aventuras inspiraram sequências cinematográficas inesquecíveis, como a célebre cena de Pulp Fiction em que John Travolta aplica uma injeção de adrenalina em Uma Thurman.

Mais de três décadas depois, um outro documentário com Prince foi feito - o que nos leva à próxima postagem.

2 comentários:

T1460 disse...

Não me interessa muito! Mas a cena citada é uma das mais marcantes de Pulp Fiction. Não seria nada mau ouvir mais a respeito dela.

Vulgo Dudu disse...

T1460, olha, preciso lhe dizer, é um filme MUITO interessante! Principalmente se você gostar do Scorsese. E o Steven Prince é realmente um nato contador de histórias.

Abs!