segunda-feira, setembro 21, 2009

#99 - Julie & Julia, de Nora Ephron



Meryl Streep e Amy Adams voltam a trabalhar no mesmo filme, em personagens bem diferentes das freiras de Dúvida. Porém, desta vez, as atrizes não contracenam juntas, já que suas personagens vivem em épocas diferentes. Outro detalhe é o tema, aqui bem mais leve: Julie & Julia conta as histórias verídicas de duas mulheres cujas vidas foram preenchidas pelo amor à gastronomia. O resultado é um filme despretensiosamente agradável.

As duas histórias correm em paralelo. Julia Child (Meryl Streep) mudou-se para Paris em 1948 e aproveitou o tempo livre para estudar a culinária local. Tempos depois, ficou conhecida por escrever um livro que ensinava as receitas às donas de casa estadunidenses. Tornou-se figura conhecida até mesmo na TV. Algumas décadas mais tarde, em Nova York, Julie (Amy Adams), uma funcionária pública frustrada que ama cozinhar, resolve criar um blog no qual conta suas experiências pessoais acerca do desafio de preparar todas as receitas do livro de Julia em apenas um ano.

O roteiro dá conta do recado, dosando de forma correta a gastronomia com os dramas pessoais das personagens. A direção de arte e a fotografia, caprichadas, ajudam. Mesmo com histórias correndo em paralelo, em épocas diferentes, a narrativa flui com facilidade. Pitadas de comédia na dose certa dão um toque de descontração ao filme. Meryl Streep, para variar, esbanja talento e carisma. Já é lugar comum, mas dá gosto vê-la atuando!

Anote aí:

SEG (28/9) 12:15 Espaço de Cinema 2
SEG (28/9) 19:20 Espaço de Cinema 2
QUA (30/9) 15:00 Est Vivo Gávea 5
QUA (30/9) 21:50 Est Vivo Gávea 5
SEX (2/10) 14:00 Leblon 1
SEX (2/10) 19:00 Leblon 1

3 comentários:

Kamila disse...

Que inveja boa, Dudu!! E aí, será que a Meryl ganha seu terceiro Oscar por esse filme???

Beijos!

T1460 disse...

O filme deve dar fome! E provavelmente não chegará nem perto daqui haha.

Vulgo Dudu disse...

Kamila, não tem como Meryl Streep fazer feio, mas acho que a atuação nesse filme não vale um Oscar... A não ser que o nível das competidoras seja mediano.

T1460, acredito que este filme deva ter distribuição nacional, para o circuitão. Fique de olho!

Bjs e abs!