sexta-feira, setembro 04, 2009

#92 - Gesto obsceno (Tnuah meguna), de Tzahi Grad


Sexta-feira, dia bom, cheio de estreias no cinema. Uma delas é o bacana e interessante Gesto obsceno, um filme israelense que fala sobre a violência que um dedo em riste pode provocar em uma sociedade cada vez mais neurotizada. Quem mora no Rio, pode conferir e prestigiar a resenha que eu escrevi para a Revista Programa, do JB. Para quem não está na Cidade Maravilhada, segue um esboço do que está lá.

O ponto de partida de Gesto obsceno é a violência que um simples movimento de mãos mais ofensivo pode desencadear. Michael Klienhouse é um pai de família comum que vê sua vida ameaçada depois de um desentendimento no trânsito, no qual um misterioso motorista arranca a porta de seu carro depois de ser ofendido por sua esposa.

Rodado em Israel, a câmera na mão e a edição certeira dispensam artifícios hollywoodianos. De forma simples, Gesto obsceno mantém o clima de suspense em tom sempre crescente. O roteiro deixa exposto o desvirtuamento dos valores éticos e a ineficiência da lei, abordando como os israelenses precisam enfrentar a intolerância entre semelhantes - ainda que ao som constrangedor das sirenes do Dia da Memória, que homenageia soldados mortos e vítimas do terrorismo. A insólita solução que o protagonista encontra debocha dos clichês típicos do gênero.

Ao final da projeção a gente sai do cinema até pensando em se comportar um pouco mais no trânsito, em ser mais civilizado.

8 comentários:

Kamila disse...

Esse filme nem estreou por aqui!

Beijos e bom final de semana!

T1460 disse...

Por "sorte", o trânsito não é meu hábitat, porque ele costuma estressar um pouco as pessoas.

Vulgo Dudu disse...

Kamila, ele estava marcado para estrear aqui em agosto, mas só lançaram agora. Quando estiver em cartaz por aí, dá um confere que vale a pena!

T1460, sorte sua mesmo! rs...

Bjs e abs!

Kau Oliveira disse...

É prováel que não faça estréia por aqui. Mas eu ADOREI a idéia do filme. Vou procurar um torrent hahahaha.

Abs!

Vulgo Dudu disse...

Kau, o único problema deve ser achar legendas, pois o filme é falado em hebraico! Boa sorte!

Abs!

Dan disse...

to seguindo à risca tuas resenhas e até o momento nós não erramos uma (naõ vi um filme que você elogiou e eu não gostei).
Este vou procurar a legenda em algum idioma conhecido e traduzir, infelizmente não encontrei o torrent ainda. Abraços.
Dan

Anônimo disse...

http://www.4shared.com/file/135065281/1bedf775/Foul_Gesture.html

A quem ainda não viu...

Anônimo disse...

http://www.4shared.com/file/135065281/1bedf775/Foul_GesturePONTOhtml