quinta-feira, julho 30, 2009

#76 - Almoço em agosto (Pranzo di ferragosto), de Gianni Di Gregorio


O polivalente Gianni Di Gregorio, que trabalhou como assistente de direção no badalado Gomorra, escreve, dirige e interpreta um filme com proposta um tanto diferente do que se tem visto por aí. Almoço em agosto está mais para um registro criativo do que para um longa. Até mesmo porque a projeção dura pouco mais de uma hora.

Gianni nos conta a história de um personagem homônimo que cuida com zelo e dedicação da mãe, já idosa. Endividado até a cabeça, ele aceita tomar conta da mãe do zelador do prédio, que pretende viajar durante o feriado de Ferragosto, data importante no calendário italiano. Em troca, Gianni tem suas dívidas esquecidas. Porém, aos poucos, ele é obrigado a cuidar de outras senhoras de idade, mães de pessoas a quem deve favores. Sua casa se transforma, então, em uma espécie de asilo.

O roteiro é leve, simples e ligeiro. Vez em quando, bastante enfadonho. Ao que parece, é uma boa ideia destrinchada em várias sequências. Poucos diálogos, planos bem estudados e boas atuações sustentam o filme. Talvez se fosse um média-metragem, funcionasse melhor. Destaque para as atrizes da terceira idade, cheias de carisma, que dão um show à parte. São elas as responsáveis pelas melhores cenas.

Ao que se propõe, Almoço em agosto cumpre seu papel. É rápido e corriqueiro como uma refeição. E tem uma boa quantidade de tempero para que o gosto não seja ruim.

3 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Sabe que esse filme foi exibido no Seminário, mas eu perdi! Troquei por uma sessão de Nouvelle Vague do Godard, que foi um porre, diga-se de passagem. Me arrependi amargamente da escolha. Agora, só quando tiver em DVD.

Vulgo Dudu disse...

Rafael, é um filme divertido, leve. Bem diferente de Godard, né? Mas acredito que ele vá chegar logo às locadoras, porque o circuito, infelizmente, não deu muita bola para ele... O que já era de se esperar...

Abs!

Anônimo disse...

Thais

um filme divertido e gostoso, as atrizes roubam as cenas com com pitadas drama e humor ela deram um show. roteiro na medida.

Ads!!!!!