quarta-feira, julho 01, 2009

#68 - Estômago, de Marcos Jorge


Já dizia o dito popular que tem gente que morre pelo estômago. É justamente dessa premissa que parte o delicioso e apetitoso roteiro de Estômago, excelente produção nacional dirigida por Marcos Jorge e estrelada pelo ótimo ator João Miguel. A gula, a avareza, a luxúria e outros pecados mortais vão à mesa em uma trama cheia de reviravoltas.

Tudo começa quando o retirante Raimundo Nonato chega à cidade grande sem lenço, sem documento e sem dinheiro para sobreviver. Acaba aceitando trabalhar de graça em um restaurante de quinta categoria cuja especialidade é coxinha de frango. A boa mão para a cozinha acaba levando Raimundo a uma espécie de pequeno estrelato local. Nesse meio tempo, ficamos sabendo que o protagonista está preso. A narrativa se divide em duas: o que aconteceu antes de Raimundo ser preso e como ele planeja sobreviver na cadeia. O dom da culinária acaba fechando celas e abrindo portas.

Para contar essas duas histórias, o filme conta com um elenco primoroso e bastante afiado, com gente que dá bastante veracidade às atuações. De quebra, participação especial de Paulo Miklos no papel de... bandido! Não tem jeito: Miklos é a versão brasileira de Danny Trejo. A direção é bastante ágil e mantém, em meio a situações tragicômicas, um bom clima de suspense.

O desfecho é particularmente sensacional. Lamento não ter visto na tela grande!

9 comentários:

Robson Saldanha disse...

Tenho muita curiosidade a respeito desse filme, assim que tiver oportunidade verei!

Kamila disse...

Eu gosto muito de "Estômago". Acho um filme bem interessante e diferente e que se apoia na excelente performance do João Miguel.

O Cara da Locadora disse...

Eu gostei bastante também, esperei muito pra ver e não frustrou minhas expectativas... Eu vi no DVD que tem acesso às receitas do filme dando um toque de charme ainda maior e compensando o fato de não ter sido visto nas telas grandes...

Ciro Hamen disse...

Achei esse filme um dos melhores do ano passado. Mesmo já tendo previsto que o desfecho seria aquele!

E quanto ao Paulo Miklos, você tem toda a razão! hahaha

Abraços!

Rafael Carvalho disse...

Realmente, um filme gostosíssimo. Vi numa Mostra que teve aqui na cidade e a pla´tei, lotada, se acabava de tanto rir. João Miguel é impecável.

Vulgo Dudu disse...

Robson, vale muito a pena! Aproveite que saiu em DVD.

Kamila, eu ainda não vi uma atuação do João Miguel, em cinema, que seja regular. Todas são ótimas! Excelente ator, de fato.

Cara da locadora, você tem toda a razão! Os extras do DVD compensam o fato de não ter visto nos cinemas.

Ciro, sabe que eu nem tinha me tocado que o desfecho seria aquele? O motivo da prisão eu até desconfiava, e era isso mesmo. Mas o detalhe... Esse eu não imaginava!

Rafael, é um filme que faz rir sem apelar, o que é incrível! O espectador ri do improvável, e não da piada. Muito bom!

Bjs e abs, pessoal!

T1460 disse...

Acredito que merece uma boa conferida!

Vulgo Dudu disse...

T1460, merece, sim! É um filme delicioso. Os comentários aqui atestam isso...

Abs!

brunabora disse...

Baixar o Filme - Estômago - http://mcaf.ee/kjaug