terça-feira, junho 23, 2009

#65 - Pineapple express, de David Gordon Green


Até poderia ter escrito no título o nome em português de Pineapple express, o novo filme de Seth Rogen produzido por Judd Apatow. Porém, me recuso. E faço isso como um favor aos meus poucos, porém queridos, leitores. Para não afugentá-los, chamemos o filme pelo nome original, em inglês.

Trata-se de uma das melhores comédias do ano, na minha humilde opinião. Apatow mostra mais uma vez quem é o cara que faz os melhores representatntes do gênero cômico, que andava pausterizado e repetitivo. Em Pineapple express, além de piadas escatológicas e perversas, há também muita ação, violência e sangue! Tudo isso recheado de referências cinematográficas que brincam com certos clichês.

A história começa quando o pacato Dale Denton (Rogen), entusiasta da erva que trabalha como uma espécie de oficial de justiça, entregando intimações e notas de cobrança de empresas privadas, testemunha um assassinato. Ele, o seu fornecedor (James Franco, ótimo) e o intermediário do maior traficante da cidade (Danny McBride, espetacular) acabam se envolvendo em uma guerra narcótica, envolvendo experiências militares secretas e a máfia chinesa.

Não se trata apenas de mais um filme de maconha. A direção de Green é impecável e extrai o melhor do trio principal de comediantes. Os diálogos são inteligentes, sarcásticos e certeiros. As sequências de ação são muito bem marcadas e executadas, exagerando os clichês comuns ao gênero. De quebra, algumas cenas remetem, ainda que discretamente, a sucessos de bilheteria como Kill Bill, Bruxa de Blair e Cães de aluguel.

Vai na fé, que o bagulho é bom!

7 comentários:

Célio disse...

Cara,

Olha que o título em português não é de todo ruim, levando em conta algumas atrocidades cometidas pelos tradutores no Brasil, como O Tiro que Não Saiu Pela Culatra (Parenthood), com Steve Martin, por exemplo. Ainda não vi o filme, mas gostei da química revelada por Rogen e Franco num clipe feito para o Oscar.

Abcs e felicidades para sua família,

Célio.

Ciro Hamen disse...

Muito bom esse filme! Uma das melhores (se não a melhor) comédia que vi este ano. James Franco é um gênio. O cara é simplesmente sensacional.

Rafael Carvalho disse...

Sempre ouço falar muito bem desse filme, na verdade, de tudo que tem a mão do Appatow. E vi pouquíssimas coisas que ele produziu/dirigiu/roterizou, não porque me oponha, mas por falta de oportunidade mesmo. Vou tentar conferir algumas coisas deles, mas com certeza quero ver esse Segurando as Pontas, quer dizer, Pineapple Express.

T1460 disse...

Não vi nenhum filme com Seth Rogen que não tenha gostado até o momento. Espero que este continue a tradição quando eu tiver oportunidade de assistir.

Kamila disse...

Eu quero ver o filme porque adoro a turma do Judd Apatow. Sua opinião, no entanto, é a melhor que li sobre "Pineapple Express".

Beijos!

O Cara da Locadora disse...

Concordo que foi uma das melhores comédias do ano... Adorei a forma como eles quebram a comédia romântica e deixam apenas uma comédia, e das mais bem feitas... Destaque pro James Franco que consegue atuar bem, e olha que isso deve ser muito difícil pra ele, rs...

Vulgo Dudu disse...

Célio, eu achei o título em português bem nada a ver com a proposta do filme. Fica parecendo uma comédia pastelão com outra qualquer. E trata-se de um filme inteligente. Da sua maneira peculiar, mas ainda assim inteligente!

Ciro, o trio principal está ótimo! Porém, dos três eu escolho o Danny McBride! O cara é sensacional...

Rafael, Apatow é realmente o cara da atualidade! Eu já vi bastante coisa dele, e nenhuma delas me desagradou. E adoro comédias! Andava meio órfão do gênero.

T1460, tem tudo para manter a escrita intacta!

Kamila, talvez seja porque sou um verdadeiro entusiasta dessa comédia mais solta, escrachada. Eu acho que você vai gostar...

Cara da locadora, assino embaixo: das melhores do ano até aqui!

Obrigado pelas visitas e comentários, pessoal! Bjs e abs a todos!