segunda-feira, maio 18, 2009

Luz, câmera... canção! - Squirrel Nut Zippers

Quando eu escuto os discos do Squirrel Nut Zippers, uma das minhas bandas preferidas, me dá vontade de ser um gangster da época de Al Capone e de aprender a tocar trompete. Para quem não conhece, a banda recria com alta fidelidade os sons oriundos de um gênero musical, lá dos anos 20, que ficou conhecido como dixie jazz.

Músicas bem orquestradas, instrumentistas extremamente talentosos e letras cheias de sarcasmo e boas sacadas são constantes nas composições do Squirrel Nut Zippers. Os timbres e os arranjos estão de acordo com a época passada, porém são gravados com a qualidade que a tecnologia de hoje oferece. Resultado: pérolas musicais!

Um dos videos mais bacanas deles é o da música "Ghost of Stephen Foster", que recria o clima de desenhos animados de época, como Betty Boop, O Gato Félix e Mickey. Uma conjunção perfeira entre música e imagem. Inclusive, o vídeo foi premiado em um festival no Canadá, em 1999. Espia:

5 comentários:

Red Dust disse...

Tenho o CD que tem esta música. Os Squirrel Nut Zippers são uma banda que encantam com facilidade, apesar de não terem uma sonoridade moderna. São excelentes.

Abraço.

Ciro Hamen disse...

ótima banda. O squirrel nut zipper era influência até do los hermanos. pelo menos no primeiro cd deles é visível.

abraços!

altieres bruno machado junior disse...

Olá

adorei o vídeo. Essa referência de desenhos antigos, a imagem preto e branco e a música combinaram muito. òtimo som!!!

até mais...

T1460 disse...

Ao ler o comentário que lembra O Gato Félix, já previ que gostaria. Eu adorava aquele desenho. E de fato adorei o vídeo.

Vulgo Dudu disse...

Red, eu acho que o bacana do SNZ e justamente poder gravar com alta tecnologia e modernidade os sons que eram feitos nas décadas passadas e que encontram-se registrados com ruídos e chiados. Nisso eu acho a proposta espetacular!

Ciro, não sei... A única ligação com Los Hermanos que eu consigo ver é o naipe de metais. E no primeiro disco, se não me engano, tinha só sax. Mas também nem sou profundo conhecedor do som dos hermanos. Nem curto.

Altieres, por isso que postei o vídeo aqui. É exatamente isso que você escreveu: som e imagem combinam perfeitamente!

T1460, o mais bacana é que o desenho é uma criação exclusiva para a banda!

Abs, pessoal!