quinta-feira, maio 07, 2009

#50 - Berlin Alexanderplatz (Episódio 10 - A solidão cria rachaduras de loucura até nas paredes), de Rainer Werner Fassbinder


Voltando à saga de Franz Biberkopf. Aproveitando o momento de marasmo na atividade da escrita como ofício, espero poder concluir muito em breve a série de Berlin Alexanderplatz. Faltam apenas três episódios mais o epílogo - que dizem ser, este último, o ápice da carreira cinematográfica de Fassbinder.

Depois de um panorama histórico sobre a Alemanha entre-guerras e a República de Weimar, o foco retorna a Franz, atordoado pelos fantasmas da solidão, exatamente como sugere o título do episódio. Sua relação com Mieze começa a nutrir sentimentos de desconfiança e raiva.

Franz, então, faz o que melhor sabe: enche a cara! Novos questionamentos vão surgindo e um pacto no mínimo bizarro é proposto por Mieze a Eva (lembra dela, a primeira prostituta de quem Franz foi cafetão?). Não vou nem escrever o que é para não estragar o deleite alheio.

6 comentários:

Ciro Hamen disse...

ainda não tive a oportunidade de ver um episódio dessa saga do Fassbinder. Gostaria de ver todos em um curto espaço de tempo.

Abraços!

Airton disse...

opa nem vi nenhum epsodio hehehe
manero o post

http://www.publicandobr.blogspot.com/

Kamila disse...

Poxa, fazia tempo que não escrevia sobre a série, né? Bom ver "Berlin Alexanderplatz" de volta! :-)

Vulgo Dudu disse...

Ciro, são 15 horas e meia de filme! Ou seja, optei por ver espaçadamente já que há uma penca de filmes a serem vistos! Vale a pena procurar...

Airton, é o marco do que se chamou Novo Cinema Alemão! Vale o confere!

Kamila, pois é! Eu estava com saudade de ver os episódios de Berlin Alexanderplatz! Estou adorando.

Bjs e abs!

T1460 disse...

Agora que fui ler os episódios anteriores. Me interessei! :D

Vulgo Dudu disse...

T1460, é um maco não só na história do cinema alemão, mas mundial! Vale a pena encarar.

Abs!