quinta-feira, fevereiro 19, 2009

#20 - A gangue dos dobermans (The doberman gang), de Byron Chudnow


Mais um filme de cachorro? Sim! Porém, este não passa na Sessão da Tarde! Também não tem final feliz e muito menos mensagens para toda a família. Estamos falando de cães raivosos, que babam de raiva, latem alto e mostram os dentes. Trata-se de um clássico da década de 70, velho conhecido de quem curtia um Corujão: A gangue dos dobermans.

A produção, de baixo orçamento, com traços de um bom exploitation, tem um roteiro bastante interessante. Cansado de erros primários nos planos de assalto a bancos, um criminoso tem a brilhante ideia de treinar cães para fazer o serviço sujo. Escolhe, como sugere o título, trabalhar com seis dobermans - raça que, na época, era tida como a mais feroz. Com a ajuda de um ex-combatente do Vietnã, expert em adestramento, os bichos vão se tornando verdadeiras armas letais.

Dillinger, Bonnie, Clyde, Baby Face Nelson, Pretty Boy Floyd e Ma Barker (todos têm nomes de bandidos famosos), que formam o sexteto canino, são o que há de melhor no filme em termos de atuação (lembre-se, é uma produção de baixo orçamento). As cenas de ação valem a película! A trilha sonora, que cobre quase todo o filme, também é sensacional - aquele jazz típico dos thrillers da época. O desfecho é curioso e, de certo modo, criativo.

A gangue dos dobermans fez com que uma geração temesse a raça, mas ao mesmo tempo a tornou mundialmente conhecida. O sucesso foi tanto, que outros três filmes do gênero foram produzidos, todos dirigidos por Chudnow. Um deles, inclusive, mostrando que os dobermans também podem ser bonzinhos.

Pitbull é o cacete!

10 comentários:

Rogerio disse...

Dudu, lembro e muito desse filme, fantástico!!! O desfecho eh frustrante mesmo, e bem subversivo para a epoca.

Essa fase era dos Dobermans mesmo. Tinha um outro muito bom que contava a historia de uma turma que ficava presa num supermercado com uns dobermans, lembras?

Kamila disse...

Nunca assisti a este filme, mas já que estamos na era dos remakes, se este longa fosse produzido novamente, provavelmente se chamaria: "A Gangue dos Pitbulls". :-)

Vulgo Dudu disse...

Rogério, eu vi os filmes com dobermans quando era bem moleque! Não me lembro, agora, de cabeça, de ter visto eles em um supermercado... Mas vou catar!

Kamila, por isso que escrevi "pitbull é o cacete"! hahahaha! Dobermans são muito mais bacanas!

Bjs e abs!

Kamila disse...

Dobermans me dão tanto medo quanto os pitbulls... rsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Dobermans são bem mas inteligentes e mais ageis... Pitbull é mais força e são pesados... Prefiro infinitamente os dobermans.
Alguém sabe onde e como consigo o filme???
Assisti quando era muito jovem tambem, adoro esses cachorros (nunca tive cachorro melhor), e o filme é um grande classico...
Fascinador - fascinador@bol.com.br

DanielCampos disse...

clássico dos anos 80 no SBT.
era um dos filmes que mais passava, qualquer hora que tu ligasse a televisão, tava dando a gang dos dobberman.

Anônimo disse...

Vocês acham o filme procurando o Torrent aqui:
http://torrent-finder.com/

rafael disse...

dog dog
ja vi que vcs nao viram este filme
era umgrande classico da epoca
e outra
nao era um seriado
para passar toda hora
e todo momento
no sbt
nao
depois sim
que começou
a passar com frequencia foi um exito do cinema
ta se bem
entao preste atençao no que dizem quem
um pitiguel para ter a elegancia
de um doberman

fpaciulo disse...

Eu busco um filme antigo , de um mendigo bonzinho que passava no SBT e eu sempre chorava. Ele era mudo e comprava bolacha quebrada na padaria, resolveu ajudar uma menina e acharam que ele era tarado e o perseguem....

Anônimo disse...

6 anos depois eu achei o filme, era Gigot! kkkk, e ele só era pobre.