quarta-feira, janeiro 21, 2009

#7 - Titãs - A vida até parece uma festa, de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves


Titãs está longe de ser minha banda favorita. Principalmente pelo que vem produzindo nos últimos anos. Porém, ao longo das décadas de 80 e 90, o grupo foi deixando sua marca no cenário musical brasileiro. Parte desta epopeia foi captada pelas lentes de Branco Mello, que perambulava entre turnês e gravações com uma câmera de vídeo.

São quase três décadas de imagens recolhidas, das mais pitorescas até as mais inesquecíveis, em um retrato fiel do que representou a banda não só para cada músico, mas para o público em geral. Com uma edição competente, o resultado é uma série de sequências curiosas, que inclui apresentação em bar mitzva, participação no quadro Sonho Maluco (lembra, aquele do Viva a Noite, que punha os artistas em situações "perigosas" junto com um fã?) e aparição no programa de Silvio Santos ao som de "Bichos escrotos".

Em uma das melhores cenas, o produtor Liminha, um dos responsáveis pelo sucesso dos garotos, dá um puxão de orelha em Charles Gavin durante a gravação de uma música.

Como disse lá em cima, no primeiro parágrafo, os Titãs não estão no playlist do meu iTunes. Porém, fizeram parte, indubitavelmente, da minha formação musical. Lembro como se fosse hoje do meu LP de Cabeça Dinossauro (na minha opinião, um dos melhores discos de rock nacional já gravado), lançado em pleno regime militar, com uma advertência proibindo a execução radiofônica de "Bichos escrotos" - que inclusive vinha com a faixa riscada.

Por tudo isso, vale a pena ver o documentário! Vou até acrescentar uma músicas dos Titãs (as antigas, obviamente) ao meu playlist!

5 comentários:

Kau Oliveira disse...

Eu gosto bastante dessa banda. Aprendi a gostar com meu pai, que é fissurado por eles. Mas nãos ei onde li ou vi que esse documentário era bem qualquer coisa e, inclusive, fiquei com medo disso. É bom saber que nem é ruim.

Abraços, Dudu!

Blog Curtas disse...

Poxa muito legal o seu blog, to louca pra ver esse filme!

Beijos

Pedro Henrique disse...

Nunca fui muito fã dos caras, mas gosto de algumas músicas. Na verdade, prefiro vê-los em suas carreiras individuais, mas o filme vale uma conferida.

Vulgo Dudu disse...

Kau, eu também andei lendo por aí que o filme era meia-boca. Discordei completamente. Adoro docs musicais e esse entrou pra lista dos bons! Se você tem essa ligação com a banda, com certeza vai gostar!

Curtas, muito obrigado! Teremos mais novidades em breve... Seja bem-vindo por aqui e volte sempre.

Pedro, eu já nem curto as carreiras solo. Acho que eles tomaram os caminhos errados. Mas ainda assim gosto bastante dos Titãs antigos! Vale a pena conferir!

Abs!

jeff disse...

Ah Dudu, não achei legal ficar acompanhando um amontoado de vídeos - alguns muito sem noção, digamos assim - sobre uma banda que nem gosto. Não foram as piores horas da minha vida, mas acho que acaba não sendo muito agradável para quem não curte os caras. A edição ao menos é competente, o problema é o material que é editado.

[]s!