domingo, dezembro 28, 2008

#102 - Berlin Alexanderplatz (Parte 6 - O amor tem seu preço), de Rainer Werner Fassbinder


Pronto, agora sim a trama começou a ficar tensa! O sexto episódio da saga de Biberkopf é o melhor até agora, com um roteiro recheado de reviravoltas. Não tem jeito: para falar um pouco sobre a série, são necessárias pequenas observações que podem funcionar como spoilers.

Ao se aproximar de Pums e seus capangas, que trabalham com frutas e outras coisas mais, Franz se envolve em uma cilada. Transtornado, acaba se dando muito, mas muito mal mesmo.

Comparando mal e porcamente, o fim do episódio 6 de Berlin Alexandreplatz é como o desfecho do episódio 5 da série Guerra nas Estrelas, todo mundo se ferra: Han Solo é congelado vivo, Luke Skywalker descobre que Darth Vader é seu pai e anda tem a mão decepada. Franz segue pelo mesmo caminho (só não termina congelado...). Ou seja, é pessimismo puro.

O chato é que na caixa dos DVDs há um pequeno resumo do que acontece em cada capítulo, mais ou menos o que acontece com as novelas da Globo no caderno de domingo do jornal. E eu, que lia Agatha Christie de trás para frente para saber logo quem era o assassino, já tratei de ficar por dentro de toda história. Ok, como dizia uma ótima professora que eu tive na faculdade, a Cláudia Chaves: a gente deve ir ao cinema para ver como uma história é contada, e não para adivinhar o final.

Os próximos episódios prometem!

3 comentários:

Kamila disse...

Agora, sim, Dudu, a série está indo para o caminho que eu esperava. Seus textos sobre a minissérie estão me deixando com mutia vontade de assistir ao programa. Como vi que ele acaba de ser lançado em DVD, no Brasil, vou ver se a locadora que frequento consegue uma cópia do mesmo! :-)

Vulgo Dudu disse...

Kamila, juro que se a gente morasse na mesma cidade eu te emprestava a série!

Bjs!

Kamila disse...

Poxa, obrigada, Dudu!!! :-)

Beijos!