domingo, outubro 12, 2008

#78 - Team America: World Police, de Trey Parker


Ah, que bonitinho! Um filme com marionetes!

Bem poderia ser um mimo, se os criadores de Team America: World Police não fossem Trey Parker e Matt Stone, os responsáveis pelo humor nada correto de South Park. Agora eles atacam o estilo de vida estadunidense com um filme sobre uma instituição que usa as cores dos Estados Unidos e luta exclusivamente contra terroristas do mundo todo. Exatamente o que o presidente daquele país convenhou chamar de "cruzada contra o terror". Sendo assim, o que você vai ver na tela são maquetes das principais capitais mundias explodindo, bonecos sendo esquartejados e muitos diálogos politicamente incorretos.

Se em South Park a bola da vez era Saddam Hussein, uma vez que o trauma recente dos estadunidenses era a Guerra do Golfo, dessa vez eles pegam como Judas o líder da Coréia do Norte, Kim Jong II - o sujeito que, depois do 9/11 (ou 11/9, pra gente), se tornou a grande ameaça ao solo ianque.

No roteiro, um ator da Broadway, com sua habilidade interpretativa, é a única esperança para que o grupo consiga se infiltrar na organização de Kim Jong II e roubar informações sobre os próximos ataques. O líder coreano consegue o apoio de um a comissão de artistas de Hollywood, e aí sobra até para os pacifistas. O boneco de Alec Baldwin capitaneia uma cruzada contra o Team America e seus métodos destrutivos e nada convencionais. Sobra para Matt Damon, George Clooney, Helen Hunt e Sean Penn - esse último, furioso, chegou a escrever para Trey Parker reclamando.

O problema é que o filme não tem um ritmo bom. As piadas vão perdendo a graça e o entusiasmo com as situações bizarras envolvendo os bonecos também vai se esvaindo. Lá pela metade final já não se acha tanta graça assim. Tratando-se da dupla Parker/Stone, eu esperava bem mais.

Os bonecos, realmente incríveis, são fruto do maravilhoso trabalho dos Irmãos Chiodo - responsáveis pela pérola Killer clowns from outter space. São inspirados na antiga série de TV dos anos 60, Thunderbirds. É o que há de melhor no filme!

8 comentários:

Kamila disse...

Dudu, este filme continua inédito no Brasil? Me lembro que eram pouquíssimas as pessoas que tinham assistido ao longa. Eu tenho curiosidade de assistir ao longa, apesar de confessar que não sou a maior fã de "South Park".

jeff disse...

não sou muito fã de filme de comédia, mas me divirto muito team america - um dos poucos dvds do gênero que tenho. aquelas músicas são muito engraçadas e a cena de sexo também. uahUahUAHu rindo de lembrar.
mas concordo inteiramente quanto ao ritmo, apesar de achar que aquele discurso final uma das partes mais engraçadas do filme.

Vulgo Dudu disse...

Kamila, eu peguei emprestado de um amigo o DVD nacional. Acho que já foi lançado por aqui, sim! Mas se você não curte tanto o South Park, dificilmente vai gostar desse aqui.

Jeff, eu acho divertido ver bonecos em situações escatológicas - era algo inédito pra mim. Mas falta ritmo mesmo...

Bjs e abs!

Kau. disse...

Jura que é com marionetes, Dudu? Adorei!!

E tem em MEME pra vc lá no Cinefilando!

Abs.

Museu do Cinema disse...

Essas sátiras são sempre bem vindas!

Alex Gonçalves disse...

Nossa, faz tantos meses (anos) que vi este filme que nem me lembro muito bem. Mas o trabalho feito com as marionetes é incrível! Minha única queixa é que o filme é menos atrevido do que andaram espalhando por aí na época de seu lançamento. Achei tão "comportadinho"...

Sérgio Déda disse...

Até que é engraçado hehehe

Tow de volta... finalmente... depois de muito tempo heheheh

vlws

Vulgo Dudu disse...

Sérgio, eu acho que poderia ter sido mais engraçado...

Abs!