quarta-feira, setembro 24, 2008

Meme - 10 musas da tela grande

O também companheiro de resenhas Sérgio, que mantém o recomendado Blog dos Cinéfilos, me passou a tarefa de escolher dez "pitéis" que preencheram com exuberância e talento as grandes telas dos cinemas. Como eu adoro fazer listas, já que recordar é viver, tratei logo de fazer a minha, com mulheres que ajudaram a me tornar um amante inveterado da sétima arte. Confesso que achei que seria mais fácil... Depois de muitas elucubrações, eis as escolhidas, em ordem aleatória.

Salma Hayek
Me lembro como se fosse ontem. Eu, jovem, em uma sala de cinema vazia, embasbacado e de queixo caído em uma das melhores cenas de Um drink no inferno. Salma Hayek, em trajes de banho, dançava com uma cobra envolta no corpo.




Tainá Müller
Cão sem dono, um dos melhores nacionais do ano passado, tem seus méritos pelo roteiro e pela atuação do casal protagonista. Mas é Tainá Müller quem rouba todas as cenas em que aparece, provando que não basta ser bela, tem que saber interpretar! E melhor: é coisa nossa!




Catherine Deneuve
Eterna bela da tarde, do dia, da noite, da madrugada, da alvorada, do chá das cinco. Foi na pele da mulher casada que resolve se prostituir, sob direção do mestre Buñuel, que Deneuve conquistou minha admiração.





Ángela Molina
Buñuel tinha realmente um olho clínico para trabalhar a volúpia feminina. Escolheu Ángela Molina como uma das duas intérpretes da mulher que é um obscuro objeto do desejo.






Claudia Cardinale
Modelo e atriz são predicados que quase nunca combinam, feito lasanha e feijão. Não no caso de Claudia Cardinale, que entrou na indústria cinematográfica após chamar a atenção em concursos de beleza. Basta assistir a Era uma vez no Oeste para concluir que, no caso dela, modelo e atriz formam par.



Kelly Preston
Se você, que nem eu, era adolescente na década de 80, provavelmente vibrou com os peitinhos de Kelly Preston em A primeira transa de Jonathan. Na época, em quase todos os filmes que fez, ela era a loira cobiçada que acabava sozinha por culpa da própria vaidade. Tadinha...



Tia Carrere
Wayne Campbell, de Quanto mais idiota melhor, não tinha nada de bobo. Tinha mesmo é bom gosto: queria uma Fender Stratocaster branca e a Tia Carrere!







Kristy Swanson
Eu confesso: chorei quando Samantha, a personagem de Kristy Swanson em A maldição de Samantha, morreu, logo no início do filme. O vizinho a ressuscita e ela acaba voltando meio esquisita, mas ainda assim encantadora. Seria isso necrofilia? Eu hein...




Gretchen Mol
Foi com extrema competência e formosura que a loira Gretchen Mol tingiu os cabelos de preto para viver nas telas a famosa e espevitada pin up Bettie Page. De chicote e cinta-liga.






Scarlett Johansson Acho que é meio lugar comum e ela é a bola da vez. Vai até lançar disco. Porém, quem viu Encontros e desencontros ou Match Point não pode fazer uma lista sem Scarlett Johansson.







A maioria já foi desafiada. Porém, tenho dois amigos que, tenho certeza, vão mandar bem em suas respectivas listas. Dougra, ou melhor, Surfista Platinado, mãos à obra! Mendes, você também. Caprichem!

14 comentários:

Museu do Cinema disse...

A Kelly PReston é mesmo uma musa para quem foi adolescente nessa época.

Kamila disse...

Sua lista é bastante original, Dudu! Gostei de ver que os nomes que você citou não são muito conhecidos, mas são especiais para você. Isto é que é importante!

cineresenhas disse...

Tia Carrere é um arraso! Está certo que ao ver "True Lies" meus olhos estiveram direcionados a Jamie Lee Curtis, mas ela ajudou a deixar o filme mais exuberante! E eu AMO a dublagem dela em "Lilo & Stitch"!

Márcio Silva disse...

Ótima lista, chefe... qualquer lista que comece com Salma Hayek promete ser boa. Quanto à Jamie Lee Curtis, falada no comentário acima, realmente embelezou "True Lies", mas ela também estava linda em "Um peixe chamado Wanda". Mas uma pergunta: nada de Monica Bellucci? Sequer um prêmio de consolação? hahahaha

Abração!

Vulgo Dudu disse...

Cassiano, era sempre ela contra uma morena. O cara ficava vidrado na loira, mas no final acabava optando pela morena.

Kamila, eu tentei mesmo fazer uma lista com as mulheres que me marcaram no cinema. É muito pessoal!

Alex, então você também olharia a Tia Carrere e diria "she will be mine. Oh yes, she will be mine"? rs... Quanto a Jamie Lee Curtis, não me marcou...

Grande Márcio, a Monica Bellucci tem atributos e qualidades para entrar em qualquer lista, mas também não foi uma mulher que marcou. Até porque não sou muito de fã de nenhum filme que ela tenha feito. Quer fazer uma lista também?

Bjs e abs!

Kau Oliveira disse...

À cada MEME que eu vejo, percebo que esqueci de várias beldades como Claudia Cardinale...

Abraços.

Alex Gonçalves disse...

Dudu, claro! Rs.

Márcio, em "Um Peixe Chamado Wanda" idem. Assim como também em "Ferocidade Máxima" e "Jogo Perverso".

Vulgo Dudu disse...

Kau, eu também tenho a mesma impressão sempre que leio as listas dos outros... É muita presença feminina nas telas!

Abs!

Sérgio Déda disse...

Ficou muito boa a sua lista... sem comentários hehehhe

vlws

Pedro Henrique disse...

Porra, Scarlett é a mulher mais gostosa da sua geração. Meu Deus!!!

Rafael Carvalho disse...

Cara, me passaram esse Meme também, mas ainda não postei minha lista. Scarlett Jonhansson é a única que aparece na minha lista, mas gostei do seu top, bem diversificado. E nem me lembrava mais do belezura que é a Claudia Cardinale!

Surfista disse...

Rapá, timaço esse, hein? Será difícil superar sua lista!

Aceito o meme!

Vulgo Dudu disse...

Sérgio, obrigado! Tentei caprichar...

Pedro Henrique, digamos que ela é top de linha! E além disso, tem muito talento!

Rafael, quero ver a sua lista! A Claudia Cardinale é realmente um arraso nas telas.

Dougra, tenho certeza que a sua vai ficar tão boa ou melhor que a minha!

Abs!

Márcio Silva disse...

Taí, vou fazer uma lista. O problema é achar uma peneira suficientemente boa pra catar 10. hahahaha