quinta-feira, setembro 18, 2008

#73 - Surfwise, de Doug Pray


Há tempos que documentários de surf deixaram de ser apenas longas sessions com uma trilha sonora qualquer de fundo. Tem muito diretor bom esmiuçando os conceitos e a plástica que só um esporte praticado em extremo contato com a natureza pode proporcionar. Doug Pray (do ótimo Hype!) é um deles, e consegue com honras extrair do surf um belíssimo documentário.

Surfwise acompanha a trajetória nada comum da família de Dorian Paskowitz, um médico surfista que resolveu largar tudo e ir viver em um trailer, feito um nômade, parando de praia em praia. Ao longo do tempo, fez nove filhos e os manteve sempre debaixo de sua asa. Era contra educação escolar, detestava dinheiro, obrigava os rebentos a surfar e tinha opiniões muito curiosas sobre sexo - praticava a felação dentro do veículo, na frente dos pimpolhos. O filme mostra como uma filosofia de vida que antagonizava com o american way of life também podia sofrer a interferência de uma sociedade na qual o materialismo fica sempre em evidência.

Pray caprichou para contar essa bela e tocante história sobre um patriarca e a sua tentativa, com métodos incomuns, de manter a unidade familiar. A edição é sensacional e não se apóia apenas em belas imagens de praias paradisíacas. A trilha sonora é outro destaque, composta especialmente para o filme. O material de arquivo é vasto e curioso. As entrevistas vão ao ponto certo, sem receio de deixar vir à tona assuntos delicados como brigas, separações e mágoas.

O surfe está lá, e muito bem praticado, já que os Paskowitz cuidavam de uma das melhores escolinhas de surfe do mundo - ninguém menos que Kelly Slater foi um dos instrutores. Porém, é apenas um contraponto para as idéias e concepções do patriarca.

Sensacional!

6 comentários:

Kamila disse...

Dudu, você adora estes documentários sobre surfe, hein? Achei o personagem principal deste documentário muito interessante. Só acho difícil que um filme desses passe por aqui. Teria que esperar ou lançamento em DVD (e isso é raro) ou que o longa passe na TV por assinatura.

Alex Gonçalves disse...

Eu confesso que não sou fã de documentários e muito menos de surf. Daí mal sabia da existência deste documentário. Um dia quem sabe...

Abraço!

Vulgo Dudu disse...

Kamila, são de fato duas das minhas paixões: documentários e surf. Eis aí, nesse título, uma bela junção dos dois. O argumento é muito mais sobre o núcleo familiar do que propriamente o esporte. Vale a pena catar... Tem para baixar facilmente - já que provavelmente ele não vai chegar aqui tão cedo.

Alex, eu acho que você deveria dar uma chance a ambos: os documentários e o surf. Tem um doc sobre o esporte que eu acho que você vai gostar, e acho também que você vai ficar morrendo de vontade de surfar. Procure Step into liquid, do Dana Brown. Saiu em DVD aqui no Brasil, não deve ser difícil de encontrar.

Bjs e abs!

Alex Gonçalves disse...

Dudu, eu já vi este documentário em uma locadora, mas não me recordo qual neste momento. Mas a sugestão está anotada, obrigado.

Vulgo Dudu disse...

Então, Alex, depois me diz se não é bacana mesmo...

Abs!

Thiago disse...

Galera.

Esse filme esta passando no Canal OFF, assisti ontem, 05.04.2013 e hoje tem reprise as 14 ou 15hs...
O filme é demais.

Aloha