sábado, maio 24, 2008

#44 - Bacalhau, de Adriano Stuart


Quem diria que, das profundezas das águas fleumáticas do litoral paulista, uma fera dos mares poderia surgir e matar dezenas de incautos banhistas. Pois se você acha que o peixe grande em questão é um tubarão, enganou-se. Esqueça o documentário que passou no Animal Planet. O mais temido animal dos sete mares é o bacalhau da Guiné!

Em uma divertida sátira ao tubarão estadunidense de Spielberg, o bacalhau de Adriano Stuart, feito em Ribeirão Preto, barbariza uma pacata cidade (Ilha Bela foi a escolhida como locação). Bacalhau, produção brasileira de 1976, traz um delicioso roteiro nonsense e piadas absurdas que ridicularizam não só as grandes produções de Hollywood, mas também os clichês cinematográficos.

O enredo gira em torno da briga entre o delegado local, que quer interditar as praias, e o prefeito, que acha tudo um exagero. Para solucionar o impasse, um oceanógrafo português, especializado em bacalhau, e um pescador brutamontes são escalados para tentar capturar a fera. E para quem acha que se trata de mais uma produção que explora a nudez, nem ao menos um palavrão é dito.

No elenco, nomes de peso da época, como Dionísio Azevedo, Canarinho, Matilde Matrangi, Maurício do Valle e Marlene França. A trilha sonora também é caprichada, com direito à vinheta toda vez que Bac's, o peixe-assassino-malandrão, resolve atacar alguém.

Um clássico do nosso cinema, que deveria ser cultuado por gerações.

10 comentários:

Kamila disse...

Onde você encontrou esse filme, Dudu??? Fiquei curiosa para ver essa pérola!

Pedro Henrique disse...

Conheço muito esse filme mas nunca consegui vê-lo por completo. E não encontro das locadoras...

Abraço!

Vulgo Dudu disse...

Kamila e Pedro Henrique, esse filme deve ser impossível encontrar em locadoras. Eu baixei usando o Bit Comet - e ainda assim a qualidade não é lá grandes coisas, pois foi ripado de um VHS... Mas vale a pena!

Bjs e abs!

Rogerio disse...

Engraçado que o poster me lembra do Boto, que vira homem( ou vice-versa), daquela lenda Amazonense, kkkk
Falows!

Luiz Mendes Junior disse...

O cara resgatou uma relíquia de nossa história cinematográfica!

Surfista disse...

Maluco, esse poster é sensacional. Olha a cara de alegria da moça acariciando o bacalhau!!!

Aliás. para quem diz nunca ter visto a cabeça de um bacalhau... ei-la!

Vulgo Dudu disse...

Rogerio, O Boto foi ao ar outro dia, no Canal Brasil. É muito ruim porque se leva a sério demais. Não é o caso com o bacalhau.

Mendes, é um filme muito divertido, como nunca vi fazerem novamente!

Dougra, o bacalhau é malandro... Se quiser, lhe empresto o filme!

Abs!

Pedro Henrique disse...

Dudu, vi o filme e tenho que concordar com você..."Um clássico do nosso cinema, que deveria ser cultuado por gerações".
Adorei a trilha e a participação da Marlene França.
Abraço!!

Anônimo disse...

olá,
estou fazendo um trabalho sobre parodia no cinema brasileiro, então estava pesquisando sobre este filme e me deparei com este blog.
Dudu, qual programa vc usou para baixar? é muito dificil de achar? procurei aqui no emule e não veio nada..
obrigado!!
Lucas Buhring
lucasbuhring@gmail.com

Vulgo Dudu disse...

Pedro Henrique, bacana você tê-lo visto! E mais bacana ainda ter concordado com o que eu escrevi. A trilha é realmente sensacional. Aquela música que toca sempre que o bacalhau aparece é muito boa!

Lucas, eu procuro por torrents. Foi só assim que achei essa pérola. Experimente o BitComet! É sensacional. Existem zilhões de localizadores de torrents. Os mais famosos são o Isohunt e o Mininova. Eu achei em um desses dois, não lembro qual. Foi bem fácil de baixar.

Abs!