domingo, maio 11, 2008

#40 - Crise (Crisis), de Robert Drew


Em junho de 1963, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, tinha um grande abacaxi nas mãos. No Alabama, estado reconhecidamente conservador, retrógrado, provinciano, racista e preconceituoso (cabem até mais predicados, mas vou parar por aqui), o governador George Wallace ameaçava obstruir, pessoalmente, a entrada de dois jovens estudantes negros na universidade local - colocando-se contra uma ordem judicial impetrada pelo irmão do presidente, então secretário de Estado de Justiça, Robert Kennedy.

Crise é uma extraordinária obra documentacional que mostra as 30 horas que antecedem este acontecimento. John Kennedy precisa encontrar junto a sua equipe uma forma de não criar mais celeuma em torno da situação e, ao mesmo tempo, garantir que os dois alunos façam as suas matrículas. Pela primeira vez, uma equipe cinematográfica entrou na Casa Branca e registrou esse extenuante jogo de estratégia política.

Robert Drew, diretor que fez documentários de todo o tipo, até mesmo para a NASA, assina o feito e imortaliza um momento histórico que até hoje ecoa como símbolo maior da luta contra a segregação racial.

Mais um título da indispensável coleção da VideoFilmes.

6 comentários:

Surfista disse...

Esse episódio é retratado em uma sequência de "Forrest Gump". Interessante saber que há um documentário relatando esse acontecimento.

Kamila disse...

Não assisti a este filme ainda, mas vi a minissérie "George Wallace" que conta a vida do governador de mesmo nome. Foi uma produção da TNT com o Gary Sinise no papel de Wallace e a Angelina Jolie como a esposa dele. Fica como dica para você, se quiser se aprofundar mais na vida de um dos personagens do acontecimento.

Pedro Henrique disse...

Esse eu ainda não vi...
Mas lembro de já ter procurado o documentário, mas não o encontrei.

Vulgo Dudu disse...

Dougra, há vários documentários sobre o assunto. Porém, esse é o mais bem feito porque, como escrevi, foi a primeira vez que uma equipe entrou na Casa Branca com filmadoras!

Kamila, eu fiquei realmente curioso sobre como o esse governador fascista e ignorante foi retratado nesse tal filme...

Pedro Henrique, procure pela coleção da VideoFilmes. Locadoras que fazem acervo costumam ter. Caso contrário, o jeito é apelar para as torrents!

Bjs e abs!

Ygor Moretti Fiorante disse...

muito boa essa coleção se não me engano é dela também A Batalha do Chile...

Pra quem é de São Paulo na locadora 2001 pode se encontrar muita coisa dessa coleção e outras.

Vulgo Dudu disse...

Ygor, Batalha do Chile é da mesma coleção. A VideoFilmes é sensacional!

Bem-vindo por aqui!

Abs.