terça-feira, fevereiro 05, 2008

#8 - A inveja mata (Envy), de Barry Levinson


Se eu tivesse lido sobre A inveja mata, provavelmente não o teria visto. Perceba:

- o filme foi um verdadeiro fracasso de bilheteria nos Estados Unidos;

- foi lançado diretamente para o mercado de home video na Europa;

- aqui, bom, eu não conheço quem já tenho escutado falar. Porém, algumas cenas foram filmadas no Rio de Janeiro porque a equipe não tinha dinheiro para ir à Roma;

- no Festival de Cannes, Jack Black pediu desculpas por ter feito o filme.

Barry Levinson, o responsável pela obra supracitada, nem é dos mais desconhecidos. Para relembrar, ele assinou a direção de alguns clássicos da nossa época, como: Bom dia, Vietnã; Rain man; A revolta dos brinquedos e Sleepers. Nada mal.

A dupla de protagonistas, além de Black, conta também com Ben Stiller. Nada mal novamente, mas é de fato o trabalho mais fraco que eu já vi dos dois. O argumento até que é interessante e divertido: os protagonistas são vizinhos que trabalham na 3M (merchandising desnecessário no filme). Dia desses, um deles (Black) tem uma idéia aparentemente estapafúrdia: um spray que faz sumir cocô de cachorro, o Vapoorizer. O outro (Stiller) recusa uma sociedade e acaba se dando mal, pois o mata-cocô vira sucesso internacional de vendas. Logo, nasce a inveja. E com ela, confusões.

A partir daí a história vai ganhando contornos absurdos. Algumas poucas boas piadas e raras situações constrangedoras vão permeando as quase duas longas e arrastadas horas de filme. O roteiro é esburacado como a BR-101, mas ao final da projeção não compromete o entretenimento.

Os dez minutos finais e as cenas extras já nos créditos de encerramento são muito, mas muito boas! Muito melhores do que os outros 90 minutos de filme. Outro ponto forte é a atuação de Christophen Walken, interpretando um hippie-amigo-de-bar.

Não precisava ter pedido desculpas, Jack.

4 comentários:

sustenido disse...

Eu já vi esse filme e ri um monte. Vale a pena pela diversão.

Aliás, qualquer filme que tenha um desses dois atores no elenco vale a pena. Os caras são muito engraçados!

Vulgo Dudu disse...

É, companheiro, os dois são realmente ótimos - por isso mesmo era de se esperar uma atuação melhor, não acha?

Abs!

Debora Hegedus disse...

Putz... agora que lembrei que já assisti... tava guardado lá no fundo da memória isto é, foi apenas mais um filme da minha vida que não acrescentou em nada.

A Especialista disse...

Eu conheço, mas nunca assisti.
Nossa, adoro o Jack e o Ben.
Quem sabe eu assista um dia.
bj's