domingo, dezembro 09, 2007

#88 - Electroma, de Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo


A dupla francesa de produtores e dj's Daft Punk já havia provado que seu trabalho vai muito além do som. É estético também. Prova disso foi o show que fizeram por aqui na edição de 2006 do Tim Festival: impecável e intenso. Uma experiência visual e musical inesquecível.


Como em "Interstella 555", anime que contava a história do disco "Discovery", "Electroma" conta a história do álbum "Human after all". Porém, diferentemente do primeiro, que tinha como roteiro todo o playlist do respectivo disco, este segundo trabalho foca apenas no conceito: os dois robôs, membros do Daft Punk, tentam se transformar, finalmente, em seres humanos.

O que se segue é um trabalho impecável de experimentação cinematográfica. Nada de luzes piscantes, vozes robóticas, samplers acelerados ou bate-estacas. "Human after all", dirigido e escrito pela dupla, é uma jornada densa e melancólica. Com direito a planos longos, fotografia caprichada e trilha sonora que passa longe do eletrônico.

Em pouco mais de uma hora, o que se vê na tela é pura poesia visual. Cenas inesquecíveis como um show do Daft Punk. Lembra um pouco Tarkovsky, com sua temporalidade lírica, lenta, rígida e silenciosa. Aliás, não há um "ai" durante todo o filme.

Isso sim é arte.

6 comentários:

Kamila disse...

Não conheço o Daft Punk, mas os videoclipes que eles fazem são sensacionais, destaques para "One More Time" e "Around the World".

Ramon Scheidemantel disse...

Dart Punk é show de bola! Não havia ouvido nada sobre esse trabalho. Agora estou interessado. Principalmente porque você comentou que não tem luzes piscando, nem vozes robóticoas e músicas eletrônicas.
Valeu pela dica!

Rogerio disse...

A Capa parece aquelas imagens subliminares que contem duas imagens em uma, e cada pessoa ve uma coisa. Bacana!

Wiliam Domingos disse...

Só os videoclipes que conheço...alguns poucos!
Ótimos por sinal!
Gostei disso...
onde será que acho?
Abraço!

Museu do Cinema disse...

Gosto do One More time, mas o resto deles é dificil de engolir.

Vulgo Dudu disse...

Kamila, "Around the world" é parte do anime "Interstella 555", que é excelente! Já "Around the world" é dirigido por ninguém menos que Michel Gondry. O clipe fica melhor ainda depois da aula que ele dá, explicando como teve a idéia.

Ramon, apesar do trabalho do Daft Punk ser eletrônico, "Electroma" é cinema puro!

Rogerio, o filme é cheio de imagens insólitas. Uma beleza!

William, o filme passou voando por aqui apenas no festival internacional, há dois anos. Eu baixei no BitComet.

Cassiano, vai por mim: trata-se de cinema. Por mais que você não goste do som deles, vale a pena ver "Electroma". Ainda mais você, que curte o bom cinema.

Obrigado a todos pelas visitas! Bjs e abs.