quinta-feira, novembro 29, 2007

#86 - Attack of the 50 ft woman, de Nathan Juran


Uma mulher de estatura baixa com hormônios descompensados e enfurecida pode ser um perigo na vida de alguns homens. Agora, imagine uma mulher de 50 pés de altura, com os hormônios descompensados afetados por uma estranha radiação alienígena e irada por saber que seu marido não passa de um cafajeste interessado apenas em seu dinheiro?

Deliciosa e iconoclástica premissa para um bom filme sci-fi B!

E é isso que Nathan Juran fez lá nos idos de 1958, época em que aranhas gigantes, formigas gigantes, crocodilos gigantes e outros seres pertencentes ao reino animal ganhavam tamanho descomunal e lotavam as salas de cinema em todo o mundo.

Como toda boa produção do gênero, de orçamento modesto, o filme conta com efeitos especiais toscos, cenografia pobretona e atuações nada convincentes - o que só aumenta a curiosidade acerca do resultado final (pelo menos a minha). O interior da nave espacial que cai no deserto dos Estados Unidos é delirante e seu piloto gigante traja roupas medievais (tem explicação?). O desfecho é sensacional, típico da época. A trama é resolvida em apenas três segundos e a projeção termina com uma frase de efeito.

Porém, Juran nem era um diretor decadente. Muito pelo contrário: dirigiu Boris Karloff no clássico "O castelo do pavor" e filmou algumas obras de ficção científica de grandes autores, como Orson Welles. Mas foi realmente no gênero B que ele fez o seu nome.

Se o filme não é lá grandes coisas, pelo menos seu poster é considerado um dos melhores de todos os tempos. Nisso a gente concorda, né?

PS: fujam do remake de 1993, prefiram o original!

7 comentários:

Museu do Cinema disse...

Eu sou louco para ver esse filme, só tive uma oportunidade, mas perdi, ele foi lançado em DVD?

Rogerio disse...

Caramba Dudu, vc desenterra cada filme que fico pasmo.

Ja vou aproveitar entao e perguntar se conheces um outro filme, chamado "O Ulimo Homem na Terra" ou "Omega Man" com o Charlton Heston.
Trata-se de um "Exterminio" com zumbis albinos!
Se conheces me avise, caso não...bom, vc é a maioria pq ninguem conhece esse filme mesmo hehehe.

Wiliam Domingos disse...

Eu raramente assisto a filmes B e de gigantões na tela...mas vejo! E gosto!
Esse não conhecia, quero muito ver...confesso que a mulher de 50 pés de altura me atiçou muito viu! rsrsr
Abraço!

Kamila disse...

Dudu, como sempre, postando ótimas dicas de filme por aqui.

Vou ver se encontro este filme.

Felipe Nobrega disse...

vale a dica pela tamanha curiosidade que o filme provoca. rsrs

Surfista disse...

Já usei esse poster como ilustração de um texto meu. Sempre tive uma baita curiosidade sobre esse filme. Existe em DVD?

Vulgo Dudu disse...

Cassiano e Surfista: não sei se o filme foi lançado em DVD. Se foi, provavelmente só em área 1. Eu o baixei usando o BitComet. E foi bem fácil.

Rogerio: eu já ouvi falar de "Omega Man", mas nunca vi. Taí uma boa pedida!

Kamila, William e Felipe: a dica é ótima para poucos como nós, que nos interessamos por qualquer tipo de cinema que seja criativo! Tente baixá-lo!

Valeu, meu povo! Bjs e abs!