domingo, setembro 30, 2007

#66 - O céu de Suely, de Karim Aïnouz


Como é bom perceber que o cinema brasileiro tem identidade e linguagem próprias. Um tempo diferente, com diálogos que mais parecem conversas e uma câmera tranqüila, que fica perambulando pelo meio de personagens cheias de vida e conflitos.

Karim Aïnouz é tido como um diretor que extrai até a última gota de suor dos seus dirigidos. Elenco é um dos pontos fortes deste filme. Para começar, foi feita uma preparação corporal extenuante com todos os atores, que foram imersos na pequena e pacata cidade do agreste onde a história é ambientada. Usavam roupas como os locais, comiam com os locais, falavam como os locais e, não demorou muito, eram confundidos com locais. Prova disso era a incessante pergunta sobre quando os atores do "tal filme" iam chegar na cidade.

Para dar ainda mais veracidade ao roteiro, Hermila Guedes interpreta Hermila, Maria Menezes interpreta Maria, João Miguel interpreta João e assim todos passam a ter seus nomes confundidos com seus papéis. É como se observássemos uma história real, quase como um documentário. E olha que a história nem é tão nova assim: uma jovem volta ao nordeste após tentar a vida em São Paulo, com filho no colo e sonhos de uma vida melhor. Na falta de dinheiro e perspectivas, acaba escolhendo caminhos tortuosos. O que difere essa história das tantas outras é a maneira como a liguagem cinematográfica é utilizada.

Um belíssimo filme, digno da boa prata da casa.

5 comentários:

Museu do Cinema disse...

Esse filme já tava engatilhado para ver, depois dessa resenha é tiro certo.

Rogerio Scheidemantel disse...

Belo post. Nao estava com previsao de ver esse filme. Mas, quero dar uma conferida nos recentes trabalhos tupiniquins.
Abs!!

Felipe Nobrega disse...

Depois da ótima atuação de Hermila em Baixio das Bestas agora vou atras desse. Valeu1
abraço!

Kamila disse...

Eu gostei muito de "O Céu de Suely", um filme que tem uma história super original e uma atuação excelente da Hermila Guedes.

Rafael Carvalho disse...

Ei cara, achei seu blog lá na pag de comentários do blog da SBBC e gostei bastante daqui de seu espaço. Pra Mim, O Céu de Suely é uma das melhores coisas que o cinema nacional fez nos últimos anos. Gostei de tudo, principalmente da direção naturalista e bruta do Ainouz e da atuação da Hermila Guedes. Um filme praticamente perfeito!

Depois dá uma espiada lá no meu blog, O Moviola Digital. Vou linkar o seu lá. Valeu!!!