sexta-feira, setembro 21, 2007

#62 - Guerreiros da noite (The Warriors), de Walter Hill


Se você foi adolescente nos anos 80, provavelmente já deve ter escutado falar deste filme. Porém, vê-lo, só se você foi daqueles moleques rebeldes que ia dormir tarde, mesmo tendo aula de manhã cedo, e já era adepto da Sessão Corujão. Vez em quando, a madrugada televisiva nos presenteava com este clássico, "Guerreiros da noite"!

Revê-lo foi deliciosamente nostálgico. Lembrava-me de pouca coisa desta produção de 1979, mas se tem um detalhe do qual nunca esqueci, é o figurino. Cada gangue, e são várias delas, se veste de uma determinada maneira, todas uniformizadas, como manda o código dos brigões - da mesma forma como é feito em guerras de verdade. A minha preferida é a Baseball Furies: uns sujeitos com uniformes do esporte ianque, com a cara pintada e munidos de tacos como armas. E não por acaso, é uma das gangues preferidas do diretor Walter Hill, o que se explica por sua paixão pelo baseball e pelo Kiss.

A história das famosas gangues de Nova York é aqui contada pelo ponto de vista dos tais Warriors, os encrenqueiros de Coney Island - lugar que até hoje é um ponto de resistência de uma certa cultura underground. Eles vão até uma convenção de gangues, distante 150 quilômetros de casa, e são acusados de assassinar uma espécie de líder, quase um Mussolini. Como nas grandes passagens históricas, o incidente desencadeia uma guerra: todos contra os Warriors, que precisam voltar para casa sãos e salvos.

Na época em que o filme foi feito, havia em Coney Island uma gangue oficial, os Homicides. Que, inclusive, não gostaram muito de ver aquele figurino todo colorido desfilando por sua área. Aliás, os bastidores de "Guerreiros da noite" são uma atração à parte. Durante as filmagens, feitas de madrugada e ao ar livre, a quantidade de gente curiosa que se amontoava para acompanhar as cenas era tanta, que muitas gravações tiveram que ser interrompidas por causa do barulho. Havia também ameaças por parte de gangues verdadeiras aos atores. Solução encontrada: os Mongrels, gangue local, fizeram a "proteção" pela bagatela de US$500,00. Mesmo assim, durante um intervalo para o almoço, grande parte do equipamento foi danificado por vândalos. E não pára por aí! Em uma das primeiras cenas, quando os Warriors enfrentam os Orphans, a filmagem foi interrompida por causa de uma perseguição entre policiais e membros de uma gangue de verdade.

Ainda que "Guerreiros da noite" seja do final da década de 70, continua surpreendente. Roteiro amarrado e criativo, edição rápida, trilha sonora eficiente e bons atores. O clima "madrugada" que ambienta a história é perfeito, com ruas molhadas pelo sereno, vagões de metrô vazios e iluminação pública tosca.

O filme se tornou tão cultuado que existe até um jogo homônimo para Playstation. Dá vontade de comprar só para poder jogar um pouco. Na pele dos Furies, claro!

22 comentários:

rics disse...

Putz, esse eu nunca vi. Também, nunca assistia o corujão. Lá em casa a hora de dormir era 9:30, e se alguém tivesse acordado depois disso era esporro na certa! eheheh

Luiz Mendes Junior disse...

"Guerreiros, venham me pegar!"

Esse filme já foi mania nacional!

Bibi disse...

Quer saber? Ta me dando meio que assim uma invejinha de você. Vou largar um pouco os livros e me dedicar mais ao cinema... =)

Ramon Scheidemantel disse...

Nossa... que maravilhosa desenterrada!
Para ser sincero, nem lembro se assisti ou não. O que lembro é de me deparar com a capa do filme nas locadoras. Só relembrar a ilustração da capa já me fez querer (re)ver o filme.

Rogerio Scheidemantel disse...

Poxa, esse eu nao vi nao. Pelo menos que eu me lembre. Mas pela trama ,deve ser massa. As brigas com roupas de cores diferentes me lembrou um pouco do Aventureiros do Bairro Proibido, na classica cena no inicio do filme.
Se encontrar em locadoras vou conferir de perto.

Anarquia Digital disse...

Classicaço do Corujão! Junto com 48 Horas, é o melhor filme do Walter Hill.

Jo disse...

tenho vaga lembrança...era muito escuro e violento...
gostaria de rever!
besos

A Especialista disse...

Vai pra lista!

Surfista disse...

Muito maneiro! Ficou ainda melhor com essas curiosidades de bastidores.

Lembro de uns negões com aquele cabelão armado black-power turbinado. Eram dos guerreiros também? Agora a memória falha.

warfire disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
warfire disse...

caralhos esse filme é mt bom mesmo,um clássico, mt loco recomendo até para meu inimigo sei que ele n mereceria assitir,mas, tudo bem rsrs assiti 2 vexes mas é pouco quero mais ja faz tempo po fui.

Wanngye disse...

Esse filme e o bicho. Mto,mto bom. Perdi as contas de quantas vezes assisti pq so ia dormir depois que anunciava o filme.
huauhauhahua

Anônimo disse...

O Bom e velho corujão. É realmente um dos melhores filmes que já assisti. Deixa o telespectador preso do início ao fim.
E aquela radiozinha incidental no filme?!
"Guerreiros,..., Gerreiros da noiteeeee!"

Giuliano Battisti

Anônimo disse...

Bom velho, pra mim que nasci do meio pro fim dos anos 70, e assisti esse filme la pro anos de 1988 lembro que foi na globo e pra mim foi o melhor filme do estilo que ja assistir, coisa que os cara não tem mais os estilo e cenarios pra tentar fazer denovo esse filme,na minha opinião é o melhor principalmente a treta que os caras tem com os holligans do basebol e a dos punks que um cara de patins que dá uma de bom mas na verdade era um bundão

MILLA disse...

"Guerreiros, venham me pegar!"
nao eh nada disso.

É

"GUERREIIIROOSSS, VENHAM AQUI BRIGAAR""

RRR disse...

Revendo agora pela vigésima vez no TCM, percebi que o Produtor Executivo é o Frank Marshall, e foi simplesmente o último filme dele antes dos Caçadores da Arca Perdida e Poltergeist (além de outros). Do nível do Warriors, só o Rolerball original com James Caan.

RRR disse...

E a frase ao final é "Warriors, come out to play..."

Aureo Monteiro disse...

Acabei de assistir e era bem como eu me lembrava... aquele inicio dos 80 foi muito bacana mesmo... e não posso deixar de lembrar de um filme bem parecido... Ruas de Fogo...

abraços

Fábio disse...

Puts, que filme... "Os Selvagens da Noite"

Hoje estou com 34 anos, tinha uns 10 quando assistia... hehehe... sempre pela madruagada.... Faz menos de 1 ano que passou na Globo, sempre na Globo.

Tem no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=zz1hvGnspec
.
e pra download...
http://www.downfilmes.net/2009/09/baixar-filme-os-selvagens-da-noite-dvdrip-xvid-dublado/

Falow... bem lembrado!

Ronaldo disse...

Filmaço, como sou um pouco mais velho, peguei no Supercine e não precisei dormir tão tarde...rs E vendo com os meus irmãos foi mais divertido ainda, tempo bom aquele.

Anônimo disse...

Muito bom e nostálgico esse filmaço aí,queria saber o elenco completo .

Anônimo disse...

cara este filme e muito bom, eu vi quando era muleque uns 13 ou 15 anos, tenho 32.devo meu gosto de filme sobre gangs a este, tenho procurado muito pra rever em dvd, munca achei. se alguen puder da uma dica onde poso rever este filmaço. meu e-mail: srg.ric@hotmail.com