domingo, setembro 02, 2007

#53 - Palhaços assassinos do espaço sideral (Killer Klowns from outer space), de Stephen Chiodo


Palhaços são personagens curiosos: fazem rir e ao mesmo tempo chorar. Causam repulsa e ao mesmo tempo encantamento. Se um palhaço por si só já é estranho, imagine uns vinte? E se eles forem alienígenas? E se a nave tiver a forma de uma lona de circo? E se eles usarem armas que envolvem as pessoas em casulos gigantes de algodão doce? Pois assim é este clássico sci-fi no melhor estilo B sobre o gênero circense!

Muito já se fez sobre palhaços no cinema. Para o bem (Fellini, no seu maravilhoso "Palhaços") e para o mal ("Clown house", um dos mais assustadores, deixa "It" no chinelo). O que ninguém havia feito até então era um meio termo completamente alucinado, com piadas de humor negro e pitadas de suspense.

Os responsáveis pela façanha, os Irmãos Chiodo, têm uma empresa especializada em efeitos especiais. De fato, efeitos não são o forte desta produção do final da década de 80. Porém, a cenografia e o figurino de referência aos palhaços são espetaculares. Eles são grandes, com cabelos esquisitos, dentes afiados e risadas malévolas, mas é impossível não cair na gargalhada com a clássica cena do confronto entre um deles e motoqueiros barra pesada.

Esta foi a única vez que um dos irmãos Chiodo assumiu a direção de um longa. Por isso, você pode até achar que os diálogos não são lá grandes coisas, que a trama tem uns buracos (e tem mesmo, há falha na montagem dos fotogramas...) e que os atores não rendem o esperado. Pois tudo isso só aumenta o status do filme como uma pérola do sci-fi B.

Palhaçada! E das boas!

4 comentários:

Surfista disse...

Eu vi esse filme no "Cine Trash", da Band. é um filme escuro, sem nexo, apelativo e com atores medíocres, enfim, deliciosamente ruim. Nunca tinha visto o poster original. Fiquei mais fã ainda.

Anônimo disse...

Luiz Mendes Junior


Preciso desesperadamente ver esse filme

A Especialista disse...

huahau concordo plenamente!!!

??? disse...

Eu, como amante do cinema trash, tenho esse filme no meu pc (não sei se pode nesse site mas... taí o link pra download = http://www.megaupload.com/?d=4L14VYHR senha:“www.therebels.biz” sem aspas),é muito divertido, embora não chegue aos pés de "ataque dos tomates assassinos"!