segunda-feira, agosto 20, 2007

#49 - Oldboy, de Chan-wook Park


A maioria das pessoas que eu conheço que viram "Oldboy" concordam que ele é muito bom. Porém, a maioria também adverte que o filme é violento demais. O que eles esquecem de dizer, além disso, é que todas as cenas são recheadas com belas tiradas, ótimos diálogos e raros, porém memoráveis, momentos de humor.

Histórias sobre vingança costumam ser sempre as mesmas. Não neste caso. A trama vai tomando caminhos imprevisíveis até culminar em um final em que não se tem a menor idéia do que vai acontecer. Nós, espectadores, acompanhamos a saga de um homem que fica preso em um quarto por 15 anos. Após ser solto sem maiores explicações, ele vai atrás de seu algoz.

É um filme violento e tenso, porém nem tão difícil assim de ser visto. Mérito da direção que dosa perfeitamente violência com criatividade.

4 comentários:

Surfista disse...

"Oldboy" é realmente um colosso. A estética da violência, os diálogos fulminantes e a conclusão arrebatadora o tornam inesquecível. No entanto, a atuação dos atores me deixou desapontado. Sei lá se foi por opção do diretor ou característica do cinema aisático, mas todo mundo é careteiro ou tem uma tendência a gritar. Chegou uma hora em que não levei certas cenas a sério. Mas, enfim, entre mortos e feridos, salvaram-se todos. Recentemente, vi "Lady Vingança", teoricamente a continuação de "Oldboy" no tema revanche. Não tem o mesmo punch, mas é igualmente violento, intrigante e mórbido. Vale um confere.

A Especialista disse...

eu nao vi...

vingança é um prato cheio pro cinema, nao??

bj´s

Surfista disse...

Veja, Especialista!

Ramon Scheidemantel disse...

Sempre tive um pé atrás com esse filme. Mas agora vou assisti-lo, com certeza.
Valeu pela dica.