segunda-feira, agosto 20, 2007

#47 - A queda - as últimas horas de Hitler (Der Untergang), de Oliver Hirschbiegel


Um bom filme de guerra não precisa ter explosões, carnificina, chuva de balas e soldados enlouquecidos - ainda que tudo isso não seja lá ruim para o gênero. Boas mesmo são aquelas produções que fazem nossos olhos não acreditar no que estão vendo, que nos transportam para a época do combate, que nos aproximam a uma distância nada segura dos inimigos. Pois "A queda" cumpre tal missão com honras.

O filme mostra as últimas horas, de fato, as últimas mesmo, de vida do ditador alemão. Tão últimas, que o cenário não é um campo aberto de batalha - e sim um bunker muito bem escondido onde os líderes nazistas se acoam, esperando que os russos tomem Berlim e os capturem. Tudo isso narrado por uma secretária particular do ditador. Clima soturno e fúnebre, como a guerra.

A caracterização dos personagens é perfeita, o figurino é impecável e a cenografia é brilhante. O ator que interpreta Hitler, Bruno Ganz, dá um show à parte. Não poderia dizer que seu trabalho é fiel à realidade. Porém, é assustador!

O final, se você estudou para aquela prova de história quando estava na sétima série, já é sabido. Mesmo assim, é imperdível.

Nenhum comentário: