quinta-feira, agosto 09, 2007

#46 - Incidente no Lago Ness (Incident at Loch Ness), de Zack Penn


Diz a sinopse que o filme é uma junção de dois projetos: um documentário que Werner Herzog, mestre do gênero, estava rodando sobre a lenda do Monstro do Lago Ness; e um making of sobre a produção deste mesmo documentário. O resultado é sensacional!

O que vemos na tela é uma filmagem como outra qualquer: o diretor, o produtor, o fotógrafo, o operador de som e o capitão do barco em reuniões, discussões e elucubrações sobre o suposto monstro. Porém, as coisas começam a tomar rumos imprevisíveis quando Zak Penn, quem comanda a equipe, bate de frente com Herzog, que não concorda com o comportamento hollywoodiano e egocêntrico do produtor. E para piorar as coisas, a equipe se depara com misteriosas perturbações nas fleumáticas águas do Lago Ness. Pronto, o circo está montado!

As personagens são fantásticas. O capitão do navio é um sujeito neurastênico que se recusa a obedecer ordens. A operadora de sonar é uma linda modelo de seios fartos que nunca operou equipamentos marítimos. Um criptozooligista, especializado em descobrir criaturas que não existem (?), é o responsável em dar suporte às teorias sobre o monstro.

A partir de um certo ponto, o documentário vira uma espécie de "Bruxa de Blair", com imagens supostamente gravadas em alto mar, em momentos de tensão e expectativa. O filme ainda brinca com mitos sobre Herzog, como um boato de que ele dirigiu Klaus Kinski sob a mira de um revólver. Hilário.

Sem mais, para não estragar o entretenimento alheio!

Um comentário:

A Especialista disse...

NOssa!
esse eu preciso ver!