quarta-feira, agosto 01, 2007

#41 - Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes


Eis um road movie tipicamente brasileiro! Misturando cinema, aspirinas e os urubus que sobrevoam o interior no nordeste atrás de carcaças expostas, Marcelo Gomes fez mais que uma obra ficcional. Baseado em uma história real, o filme nos confunde a toda a hora. Parece documentário de vez em quando, tamanha a entrega dos atores às falas, da fotografia descompromissada, porém com enquadramento perfeito.

João Miguel e Peter Ketnath interpretam, respectivamente, Ranulpho e Johann. O primeiro, um trabalhador rural em busca de trabalho na cidade grande; o segundo, um alemão fugido da II Guerra Mundial que vende aspirinas no sertão. Os dois se encontram na estrada e passam a ser confidentes de uma mesma história: o abandono forçado de suas origens em prol de uma vida menos sacrificante.

Apesar de ser um road movie, o tempo das ações é lento. A luz é pouca. A fala é baixa. Um belíssimo filme, para poucos. Forte concorrente ao Oscar. E não custa nada repetir: quem precisa de uma merda de estatueta?

Nenhum comentário: