segunda-feira, julho 16, 2007

#38 - Faixa de areia, de Daniela Kallmann e Flávia Lins e Silva


O assunto é interessante: fazer um trabalho de campo, no melhor sentido antropológico do termo, pelas disputadas e escaldantes areias das praias do Rio de Janeiro. Como Documento Especial, saudoso programa documentacional da extinta Rede Manchete, fazia, e muito bem. Só que aqui faltou argumento.

A dupla de diretoras até consegue bons personagens, mas se mantém muito distante. Faz perguntas esperando as mesmas respostas, sempre previsíveis. A montagem também não ajuda. Uma hora estamos em Copacabana, aí vamos para o Leblon, depois para Barra de Guaratiba, aí voltamos para Copacabana, vamos para o Recreio, voltamos para o Leblon, depois voltamos para Copacabana e assim o filme vai, sem vislumbrar um rumo.

A capa do filme ainda diz que o documentário conta com participações de Luana Piovani (eca, mas sempre equivocada, o que vale a pena) e Ruy Catro (esse sim...). Porém, esquece de dizer que são participações, digamos, fortuitas. São pequenas opiniões, bem rápidas, de quem estava de passagem por ali pela praia, de chinelos, roupa de banho e cuca fresca. E todos versando sobre a democracia praiana. Lugar comum.

No fim das contas, falta coesão. Por que fazer um filme sobre as faixas de areia do Rio? O que propor a ser discutido?

Documento Especial é muito melhor!

Um comentário:

Anônimo disse...

curioso que esse filme não está listado no IMDB!

e eu queria saber tanto quem era a garota q apareceu naquela praia deserta que começa com J. aquela foi a melhor parte, com a qual eu mais me identifiquei...

ANONIMO,