segunda-feira, julho 09, 2007

#37 - Paris, te amo (Paris, je t'aime), vários diretores


Mais do que um filme, "Paris, te amo" é um festival de curtas. Para ser mais preciso, 18 curtas (já li por aí que são 20, 21 e até 22, mas não contei...). E não são 18 (vou insistir neste número, ok?) curtas quaisquer. Entre eles, diretores conceituados, queridos e fantásticos. Em comum, todas as histórias, contadas em cinco minutos, tinham Paris como pano de fundo.

Estavam lá os Irmãos Coen, Gus Van Sant, Walter Salles e Daniela Thomas, Alexander Payne, Tom Tykwer e até Wes Craven, entre outros. Tem drama, comédia, terror (não, não se trata do episódio do Wes Craven...), ação, suspense, romance, fantasia. Em quase duas horas de projeção, a maioria dos curtas prende a atenção e consegue, em apenas cinco minutos, contar histórias que permanecem por ali na tela após o desfecho.

Destaque, como não podia deixar de ser, para Joel e Ethan Coen. Um episódio com o excelente Steve Buscemi e o metrô, divertidíssimo e criativo, com o timing tão peculiar dos Coen. Walter Salles e Daniela Thomas acertam em cheio com a história de uma jovem imigrante. Emocionante e belo sem uma gota de pieguice. Alexander Payne fecha a conta com uma sensacional e nada convencional declaração de amor à Cidade Luz.

Fantastique!

Um comentário:

jo disse...

beau, brillant, gracieux